terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Cogumelos provovam queixas


Perto de Couto de Esteves
  • Habitantes e autarcas de Benlhevai e Santa Comba da Vilariça, Vila Flor, queixam-se dos maus cheiros lançados pela fábrica de cogumelos Sousacamp. A situação é velha de duas décadas, mas as autoridades têm sido complacentes porque há crise,  a fábrica dá trabalho a centenas de pessoas e foi subsidiada pelo Estado. Lusa/Diário de Trás-os-Montes.
  • A árvore de Natal da Hall Square de Copenhagen será este ano iluminada por bicicletas pedaladas por voluntários.
  • O Dr Pushpa Bhargava, representante do Supremo Tribunal à Comissão de Aprovação dos Transgénicos (GEAC na sigla inglesa) queixa-se, em carta enviada ao ministro do Ambiente da Índia, de que o Professor Aruja Reddy lhe telefonou alertando-o para o facto de não terem sido feitos os 8 testes exigidos por lei para aprovação do transgénico Bt Brinjal devido a fortes pressões não só das multinacionais dos transgénicos mas rambém da GEAC e do próprio ministro da Agricultura.
    OBNLive. Mais pormenores aqui e aqui.
  • A fuga radioactiva recentemente registada na central nuclear de Kaiga, na Índia, que provocou contaminação da água de consumo humano e hospitalização de 55 técnicos, foi deliberadamente provocada, admitem as autoridades que já ordenaram uma investigação para apuramento de responsabilidades. Financial Times.

Sem comentários: