- A câmara de Vouzela acaba de lançar uma campanha para reduzir o consumo de água. "Para já, ainda não temos qualquer situação de rutura. Estamos a atuar preventivamente, atendendo às previsões climatéricas que existem", justificou o presidente da autarquia, Telmo Antunes. As Beiras.
- A população de Aldeia de Sete, em Castro Verde, rezou novena para pedir chuva. RTP.
- Voluntários vão construir uma barreira ao longo da Estrada Municipal 313, na serra do Alvão, em Vila Real, para diminuir a mortalidade acidental causada pelo atropelamento de anfíbios, que tem levado ao decréscimo desta população. "Salvemos os sapos" decorre na sexta-feira e no sábado, 9 e 10 de março, numa iniciativa conjunta da Câmara de Vila Real, do Parque Natural do Alvão e da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, co-financiada pelo Programa Operacional Regional do Norte (ON2), através do Seivacorgo. CM.
- Centenas de peixes estão a morrer no rio Rabaçal, junto à mini-hídrica de Rebordelo em Vinhais, vítimas da ictioftiriose, doença parasitária dos peixes, conhecida como doença dos pontos brancos ou Ictos. As grandes amplitudes térmicas registadas este inverno e a estagnação das águas provocadas pela barragem e agudizadas pela seca terão provocado a calamidade. O presidente da Câmara, Américo Pereira, disse que este problema vem comprovar os enormes prejuízos que este tipo de albufeiras traz para as localidades onde estão situadas, sem qualquer contrapartida para as populações, ao contrário do que acontece com as grandes barragens, em que a EDP compensa os municípios financeiramente. Vinhais vai ter mais três mini-hídricas para além das cinco que já tem. RTP.
- Parabéns ao Minuto Verde pelos seus seis anos de vida a consciencializar as pessoas para boas práticas ambientais.
- O Estado português comprou praia por 200 mil euros. Era do domínio público, mas privada desde 1913, anualmente frequentada por milhares de banhistas. E eu que pensava que o usucapião valia alguma coisa. CM.
- 250 troços de rios britânicos, que incluem o Tamisa, o Severn, o Humber e o Wear, correm o risco de seca devido às elevadas quantidades de água que lhe têm sido retiradas, alerta o ministério do Ambiente, que está a rever mais de 21 mil licenças de uso das águas para regas e outros usos industriais. The Independent.
- Os quarenta mil turistas e cientistas que estiveram na Antárctida em 2007 introduziram, voluntariamente ou não, sementes de plantas exóticas invasoras, ameaçando um dos ecossistemas mais intocados do planeta, revela um estudo da Universidade Stellenbosch, da África do Sul. Público.
- Cordas de violino fabricadas pelas aranhas? Sim, dizem investigadores da Nara Medical University, Japão. Ecofriend.
Recortes de notícias ambientais e outras que tais, com alguma crítica e reflexão. Sem publicidade e sem patrocínios públicos ou privados. Desde janeiro de 2004.
quarta-feira, 7 de março de 2012
Rezam para que chova
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário