- Raquel Varela e António Garcia Pereira conversam sobre a notícia, tornada pública pelo Maio, de extinção do Ministério da Educação e da abertura à contratação privada de profissionais, bem como das radicais alterações de condições de trabalho doas que se mantêm na carreira pública.
- Ministra do Trabalho já começou a cortar no apoio às vítimas da tempestade. Fonte.
Humberto Delgado, Porto 1958.
- Humberto Delgado (HD) – 61.º aniversário do seu assassinato (13-fevereiro-1965). Carlos Esperança, Ponte Europa.
- Agricultores e trabalhadores indianos entraram em greve em oposição a quatro novos códigos laborais, bem como aos acordos comerciais com os EUA e a UE. Os agricultores queimaram cópias simbólicas do pacto comercial Índia-EUA nos seus campos e em reuniões de protesto, alegando que o governo avançou sem os consultar nem considerar as suas necessidades. Fonte.
- Uma cimeira sobre minerais realizada nos EUA na semana passada resultou em vários acordos com nações africanas para fornecer minerais essenciais a empresas tecnológicas americanas. No entanto, os acordos já enfrentam um desafio legal na República Democrática do Congo. Advogados e ativistas de direitos humanos em Kinshasa entraram com uma ação judicial, alegando que os acordos comprometem a soberania do país, embora detalhes específicos ainda não estejam disponíveis. Fonte.
- Alunos e professores da Escola Domingos Capela manifestaram-se junto do edifício da Câmara Municipal de Espinho para exigir intervenção urgente naquele estabelecimento há muito necessitado de obras de manutenção e reparação. O executivo camarário responde, dizendo que a responsabilidade do péssimo estado de conservação daquela escola se deve à falta de intervenção de executivos anteriores e sublinha o seu empenhamento na continuação das medidas lançadas pelo anterior executivo no sentido da resolução dos problemas. Omite-ser um pormenor interessante: o Ministério da Educação perdoou à Câmara uma dívida de 5 milhões de euros na condição da Câmara efetuar obras naquela escola e noutras de Espinho, o que nunca aconteceu, apesar dos vários pedidos da Escola nesse sentido. Valerá a pena ver a reportagem da CMTV de 6ª feira, 13 de fevereiro de 2026, entre as 10h12 e as 10h24 e do Porto Canal, ‘Ordem do Dia’, entre as 14h01 e as 14h08.
- Quanto custa e quem vai pagar a reparação do rombo na A1? Pires de Lima, CEO da Brisa, descarta essas ‘tretas’. Sabe que tem as costas quentes.
- As falências agrícolas nos EUA aumentaram 46% em 2025. Fonte.
- MP abre novo inquérito sobre casa de Luís Montenegro em Espinho por suspeitas de fraude fiscal. Fonte.
Sem comentários:
Enviar um comentário