- Arrancou no início do ano a construção de uma central fotovoltaica na Cova do Frade, em terrenos cedidos pela Santa Casa da Misericórdia de Ovar, com o objetivo de produzir energia renovável para autoconsumo e para uma Comunidade de Energia Renovável aberta à população. A produção permitirá à instituição social assegurar cerca de 60% da sua independência energética, ao mesmo tempo que disponibiliza eletricidade a aproximadamente 453 famílias do concelho de Ovar, a preços inferiores aos praticados no mercado. Fonte.
- Estado dá 300 milhões a empresas de refinação e extração de lítio. Empresa detida pelo Grupo Mello vai receber 180 milhões dos cofres públicos e a Savannah, que contratou os ex-ministros Mira Amaral e Luís Amado, fica com quase 110 milhões. Associação Unidos em Defesa de Covas do Barroso fala em “grave perversão do interesse público”. Fonte.
- A observação temporal da Praia da Baía, em Espinho, evidencia um troço costeiro urbano intensamente condicionado pela agitação marítima do Atlântico e pela presença de estruturas rígidas de defesa costeira, nomeadamente esporões e paredões. Os timelapses, elaborados a partir de imagens aéreas e de satélite, permitem identificar variações significativas do areal, alterações na posição da linha de costa e a resposta morfodinâmica do sistema praia–duna artificializada face a episódios de tempestade e a regimes de défice sedimentar. Fonte.
- Percebem este título bilingue?
Sem comentários:
Enviar um comentário