Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

quarta-feira, 31 de dezembro de 2025

BICO CALADO

  • “(...) Senhor 1º Ministro: Não nos peça para sermos o que já somos. Ninguém se transforma no que já é. Nem numa sessão de ilusionismo onde se desaparece atrás de um pano para de novo aparecer ao gesto de berliques e berloques do mágico !!! (…) Sabe, sr. 1º ministro, não vivo só de grandes projectos e decisões a condizer, como aquelas que o marcador de pénaltis em tempo de empate tem de tomar: vou ao supermercado e tenho visto como os preços sobem bem mais que a inflação que se inventa no ine com critérios fixados para esconder a verdadeira subida do que se compra por necessidade. Veja o leite, os ovos, a massa, as coxas de frango e as alheiras; o queijo flamengo e as ameijoas do vietnam que o lidl põe em promoção; os iogurtes e o fiambre, a manteiga e as azeitonas. Num carrinho cheio de compras da semana vão de inflação, só de inflação, 50 euros que são 6% do SMN; faça as contas para o mês e chega a 24% do salário só para pagar a parte dos preços que corresponde à sua subida ! E queria eu mudar de casa… , trocar de carro e ir de férias para a Madeira … Diz Vocelência que tínhamos todos de ser como o cr7, ambiciosos, super-ambiciosos, lutadores, resilientes e andar aos chutos mesmo com 40 anos e mais. Pois é. Mas onde está o coach*, o personal coach, que nos ensine e faça compreender que com o que recebemos mal podemos pagar o que compramos e as prestações do crédito individual e que as veleidades à cr7 são para ficar na gaveta ? Ou será que se emigrarmos para as arábias o problema se resolve, quero dizer, passamos a receber ao nível do que por cá nos pedem por um andar, um carro eléctrico ou umas férias em hotel com spa ? É que por cá, milhares de nós há muito que não recebemos o correspondente ao que os capitalistas nos pedem por bens que os ditos da classe média aspiram e suspiram depois de serem enxofrados por uma publicidade persistente e que faz apelo à nossa ambição e resiliência, ao sonho de sermos cr7’s, ricaços, sem caspa e com uma mãe como dona aveiro que até vende comida fresca do pingo doce… Não sei se Vocelência entendeu o que eu me esforcei por lhe explicar. E, repare, um país de cr7’s seria monótono e não suportaria políticos foleiros e pequenos delinquentes a tratar da vidinha e mandados de fora. E muito menos vendedores da banha da cobra, ainda que com a marca e a cara do seu homem dos pontapés. (...)" oxisdaquestão.
  • “(…) Lisboa e Porto anunciam celebrações de fim de ano com o entusiasmo de um país que não sabe para onde vai, mas tem a certeza absoluta de que merece fogo de artifício. Gastam-se fortunas a iluminar o céu, enquanto nos hospitais públicos se espera horas intermináveis para ser atendido às inevitáveis estirpes de inverno. É o brilho a compensar a febre. (…) João Gomes, NATAL SEM PRENDAS.
  • Os veículos elétricos realmente pegam fogo com mais frequência do que os carros a gasolina? Se os veículos elétricos são tão perigosos, por que É QUE os carros a gasolina são responsáveis pela grande maioria dos incêndios em veículos? Fonte.

Sem comentários: