Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

segunda-feira, 24 de novembro de 2025

EMERGÂNCIA DE DESIGUALDADE

  • Enfrentamos uma emergência de desigualdade. Inácio Lula da Silva, Cyril Ramaphosa e Pedro Sánchez . O termo «emergência da desigualdade» refere-se à crescente disparidade na distribuição de rendimentos e riqueza a nível global, que tem levado a uma maior instabilidade política e a uma diminuição da confiança nos sistemas democráticos. Relatórios recentes indicam que os 1% mais ricos capturaram uma parte significativa da riqueza, enquanto milhares de milhões enfrentam insegurança alimentar, destacando a necessidade urgente de agir para resolver estas questões.
  • Lightsource BP, subsidiária da petrolífera BP, pretende instalar uma enorme central fotovoltaica numa área vedada de aproximadamente 1737 ha, distribuída pelos concelhos do Fundão, Penamacor e Idanha-a-Nova. A população tem-se manifestado contra. NÃO COMEMOS PAINÉIS SOLARES, Jornal Maio.
  • O presidente do Irão, Masoud Pezeshkian, alertou que Teerão está a tornar-se ecologicamente insustentável, afirmando que o país agora «não tem escolha» a não ser transferir a sua capital devido à pressão extrema sobre a água, o solo e as infraestruturas. Ele disse que partes de Teerã estão a afundar até 30 centímetros por ano, à medida que os recursos hídricos se esgotam e a má gestão e as construções a montante agravam a crise. Ele considerou a situação uma «catástrofe» iminente e disse que a mudança da capital tornou-se uma obrigação inevitável, apesar dos fundos governamentais limitados. Fonte.
  • A Somália declarou estado de emergência nacional, uma vez que o agravamento da seca está a causar deslocalizações e a agravar a fome. Fonte.
  • Uma ponte improvisada na mina de cobre e cobalto de Kalando ruiu após ficar superlotada. Fonte.
  • A Colômbia não aprova mais novos projetos petrolíferos ou de mineração em grande escala no seu bioma amazónico, que cobre 42% do território nacional. Fonte.
  • Bali, na Indonésia, pretende proibir praias privadas depois de os moradores locais terem enfrentado dificuldades para aceder ao litoral. O crescente desenvolvimento comercial está impedindo os moradores locais de realizar rituais importantes. Fonte.
  • Imperialismo e degradação ambiental à luz da teoria do valor de Marx. Neville Spencer, Green Left.

Sem comentários: