Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

segunda-feira, 20 de outubro de 2025

FRANÇA QUER AUMENTAR A REUTILIZAÇÃO DE ÁGUAS RESIDUAIS

  • Em março de 2023, Emmanuel Macron estabeleceu a meta de aumentar a reutilização de águas residuais para 10% até 2030, enquanto a França reutiliza atualmente menos de 1%, contra cerca de 15% em vários outros países europeus. Cerca de 100 estações de tratamento participam da fase piloto. Fonte.
  • Os residentes de uma pequena cidade do Mississippi estão a processar a Drax Biomass depois de a empresa ter obtido uma licença para se tornar uma «fonte importante» de poluição atmosférica perigosa numa fábrica local de produção de pellets de madeira. A subsidiária da empresa de energia FTSE 250 já tinha visto negada a permissão para aumentar as emissões na cidade de Gloster, Mississippi, depois que os moradores locais terem alertado que já haviam sofrido sérias consequências adversas à saúde devido à operação. Mas o conselho de licenciamento do departamento de qualidade ambiental do Mississippi reverteu a sua anterior posição e concedeu licença à fábrica de produção de pellets de madeira da Drax no condado de Amite. A fábrica em Gloster transforma árvores provenientes dos estados do sul dos EUA em pellets de madeira, que são queimados como combustível de biomassa na enorme central elétrica da Drax em Selby, North Yorkshire, Inglaterra. A Drax deverá receber mais de 10 mil milhões de libras em subsídios para energias renováveis no Reino Unido entre 2012 e 2027 pela sua produção de biomassa, apesar das críticas de grupos ambientalistas e cientistas climáticos que afirmam que a madeira utilizada para fabricar pellets de biomassa não provém de fontes sustentáveis. Fonte.
  • A Deloitte concordou em pagar US$ 34 milhões a investidores que culparam a auditora pelas perdas decorrentes do colapso de um dos maiores projetos de energia nuclear dos EUA. Fonte.

Sem comentários: