Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

quinta-feira, 2 de outubro de 2025

BICO CALADO

  • 47 atletas internacionais pedem à UEFA para banir Israel das competições. Fonte.
  • Em resposta ao ataque à frota, os dois maiores sindicatos da Itália, a Confederação Geral Italiana do Trabalho (CGIL) e a Unione Sindacale di Base (USB), anunciaram uma greve geral nacional para sexta-feira, 3 de outubro, abrangendo todos os setores públicos e privados. Os sindicatos classificaram o ataque como «um crime contra pessoas desarmadas» e alertaram que se tratava também de «um ataque à ordem constitucional italiana», uma vez que a frota transportava cidadãos italianos. A declaração dos sindicatos também denunciou o governo italiano por abandonar trabalhadores e voluntários italianos «em águas internacionais livres, violando os nossos princípios constitucionais». Fonte.
  • O exército israelita anunciou que não permitirá que os palestinianos do centro e sul de Gaza viajem para o norte, para a cidade de Gaza. A circulação só será permitida para sair da cidade em direção ao sul. O ministro da Defesa israelita, Israel Katz, também disse que este era o «último aviso» aos palestinianos para deixarem a cidade de Gaza, acrescentando que quem permanecer será considerado «terrorista ou apoiador do terrorismo». Fonte.
  • A advogada Ana Caldeira demitiu-se de dirigente do Chega e deixou de ser assessora do grupo parlamentar deste partido, após ter sido acusada de burla qualificada e falsificação de documentos, tentando burlar um ex-sócio falsificando a assinatura de uma mulher que já tinha morrido. Fonte.

Sem comentários: