Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

segunda-feira, 29 de setembro de 2025

ESPINHO: ESPORÃO SUL VAI SER REFORÇADO

  • O esporão sul de Espinho, em Silvalde, será alvo de obra de reabilitação a partir de 31 de outubro. Orçada em cerca de 2 milhões de euros, a empreitada será executada pela Hydro Stone-Engenharia durante um ano. Recorde-se que este esporão mereceu obras de requalificação em 2010 e que o esporão a norte foi reforçado em 2017-2018 pela Hydro Stone, empresa sediada em Santa Maria da Feira, principal empresa operacional do Grupo Irmãos Cavaco.
  • Decorre a intervenção de reforço do cordão dunar, entre a Costa Nova do Prado e a Praia da Barra numa extensão de cerca de 700 metros, recorrendo a inertes provenientes das dragagens de manutenção realizadas pelo Porto de Aveiro. Paralelamente, será removido um pequeno esporão obsoleto localizado a Sul do Esporão da Barra, sendo os materiais reaproveitados para reforçar a raiz do esporão da Barra e mitigar os efeitos da erosão sobre o cordão dunar naquela zona.” Fonte. A obra está a cargo da Conduril - Engenharia, S.A, sendo promovida pelo Município de Ílhavo em parceria com o Grupo de Ação Local da Ria de Aveiro e cofinanciado pelo POSEUR, um projeto com um investimento superior a 11 milhões de euros.
  • Em 2017, uma petição pública sobre os rastos atmosféricos foi entregue na Assembleia da República. Nenhum deputado se inscreveu para intervir e o assunto foi simplesmente arquivado sem debate. É precisamente por causa desse silêncio que surge agora este dossier para que, em breve, ninguém possa continuar a fugir ao tema. Convidamos todos a ler, partilhar e enviar este documento a quem entenderem - partidos, comunicação social, autarquias ou associações. Quanto mais este assunto for exposto, menos espaço haverá para desculpas e omissões. Pedro Silva.

Sem comentários: