- “(…) Se os jornalistas não o corrigirem, milhões de cidadãos ficam a achar que pagam viagens ao Presidente para ir a uma festa de hambúrgueres. Se o corrigirem, ele volta a ser tema nas redes, assunto mediático, ocupando de novo o centro do debate político. Se não o corrigem, leva a melhor, se o corrigem, também. O problema não é o Chega nem são os jornalistas. São os eleitores. Sim, às vezes a culpa da democracia correr mal é dos cidadãos. Na realidade, quase sempre que a democracia corre mal a culpa é dos cidadãos. É isso que faz dela o pior de todos os sistemas sem contar com todos os restantes: são os cidadãos que decidem o que querem que a democracia seja. A culpa é dos cidadãos porque o voto do Chega não é, ao contrário do que se diz, um voto de protesto. O protesto resulta de uma exigência frustrada. Quem queira pôr fim à “podridão da política” não vota num partido onde pululam corruptos, pedófilos, incendiários e toda a espécie de criminosos – começa a ser difícil não fazer as generalizações que eles fazem com os ciganos. São poucos os eleitores que esperam que o Chega mude alguma coisa. É um desabafo, uma desistência. Esperam que o Chega grite que o “rei vai nu”, o que nem sequer é mentira, quando pensamos no poder que o povo hoje tem de decidir o seu futuro. E, para mostrar que o rei vai nu, escolhem o mais pelado dos políticos. Alguém a quem não se exija mais do que exigimos a um tipo que diz coisas no café. Os cidadãos não querem mudar o sistema. Apenas desistiram dele. E quando se é porta-voz disto basta aparecer todos os dias. E dizer uma coisas. Certas, erradas, zangadas, divertidas, verdadeiras, falsas. Tanto faz. O tempo em que éramos exigentes passou. Não nos cansámos da democracia. Cansámo-nos do trabalho que dá.” Daniel Oliveira, O Burger King ganha sempre – Expresso, via Entre as Brumas da Memória.
- A Polícia Judiciária está a investigar o secretário de Estado da Agricultura, João Moura, por suspeitas de corrupção e branqueamento de capitais ligados às suas empresas. Fonte.
- O ex-presidente brasileiro de extrema direita, Bolsonaro, foi condenado a 27 anos de cadeia pelo Supremo Tribunal Federal do país pelo seu papel em 2022 numa tentativa de golpe contra o recém-eleito e atual presidente, Lula. O governo dos EUA rejeitou a decisão, afirmando que responderia à «caça às bruxas». Fonte.
- Gestores da Lone Star encaixam mais de mil milhões com venda do Novo Banco. Fonte.
- porque trump andou com o guaidó ao pescoço e ao colo se ele era um narco-dependente de um clã colombiano. oxisdaquestao.
- Mais moderação só tem dado mais espaço ao neofascismo do Chega. Raquel Varela.
- Israel está por trás do assassinato de Charlie Kirk? A internete acredita que sim. Mnar Adley, MPN.
Sem comentários:
Enviar um comentário