Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

sábado, 2 de agosto de 2025

BICO CALADO

  • Cerca de 144 dos 193 Estados-membro da ONU reconhecem a Palestina como um Estado. Fonte. E Portugal? Só em setembro. O governo de Montenegro precisa de férias. Está esgotado devido aos enormes esforços e energias gastas no encobrimento deste genocídio.
  • Mais de 700 trabalhadores italianos do sector da saúde aderem à greve de fome em solidariedade com Gaza. Fonte.
  • A Intracom Defense — uma subsidiária grega da empresa estatal israelita Israel Aerospace Industries, que fornece equipamento militar para a guerra em Gaza — está a receber milhões em financiamento da UE para a defesa, incluindo um programa de desenvolvimento de drones no valor de vários milhões de euros cofinanciado por governos europeus. Fonte.
  • Os advogados da Juristes pour le Respect du Droit International (JURDI) levaram o Conselho e a Comissão Europeia ao Tribunal de Justiça da UE, acusando-os de não terem agido em relação às alegadas violações do direito internacional por parte de Israel em Gaza. Fonte.
  • As autoridades israelitas ainda não devolveram o corpo de Awdah Hathaleen — um proeminente ativista palestiniano dos direitos humanos, professor de inglês e pai de três filhos, de 31 anos — quatro dias depois de ele ter sido baleado e morto por um colono israelita na noite de segunda-feira [28 julho] na aldeia de Umm al-Kheir, a sul de Hebron, em plena luz do dia e à vista da sua família, amigos e colegas, num incidente captado por câmaras de filmar. A polícia israelita está a impor uma série de condições prévias para a libertação do corpo de Hathaleen: que o número de pessoas presentes no funeral seja limitado a apenas 15 e que ele seja enterrado em Yatta, uma cidade próxima, em vez de na sua aldeia natal. Fonte.
  • Os tunisinos estão a realizar um protesto há seis dias consecutivos em frente à embaixada dos EUA. Eles estão a chamar isso de «cerco para quebrar o cerco». Fonte.

Sem comentários: