Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

sexta-feira, 18 de julho de 2025

FOTOVOLTAICA FLUTUANTE NA ALBUFEIRA DA BARRAGEM DO CABRIL CANCELADA

  • A Agência Portuguesa do Ambiente rejeitou a proposta de instalação da Central Solar Fotovoltaica Flutuante na albufeira da barragem do Cabril. A Consulta Pública registou uma forte contestação local e regional, quer por parte dos cidadãos, quer por parte das autarquias locais e comunidades intermunicipais, apontando muitas preocupações associadas aos impactes visuais e paisagísticos gerados, aos impactes socioeconómicos com prejuízo para as atividades económicas locais, aos impactes na biodiversidade local, à alteração na qualidade da água, ao risco para o combate a incêndios e à alteração do ordenamento do território. Fonte.
James Gathany / CDC / Domínio público
  • Foram registados 31 casos do vírus chikungunya, transmitido pela picada do mosquito tigre e que provoca febre alta e dores musculares. Os casos registados localizam-se nas regiões de Var, Bouches-du-Rhône, Córsega, Hérault, Gard, Drôme, Isère, Bas-Rhin e Gironde. É a primeira vez que se registam casos autóctones nestes dois últimos departamentos. O maior surto, nesta fase, regista-se em Salon-de-Provence (Bouches-du-Rhône), onde foram identificados treze casos. As temperaturas elevadas contribuem para a circulação do mosquito-tigre. Fonte.
  • A petrolífera britânica Cairn Energy processou a Índia e ganhou mais de mil milhões de dólares em fundos públicos depois de a Índia ter tentado responsabilizá-la por evasão fiscal. O caso foi possível graças à Resolução de Litígios entre Investidores e Estados (ISDS), uma cláusula dos acordos comerciais que permite que as empresas processem os governos em tribunais privados. O ISDS permite que as empresas contestem as políticas que não lhes agradam - como as regulamentações ambientais, de direitos humanos ou fiscais - alegando lucros perdidos. Quando a Índia aplicou leis fiscais contra a Cairn, a empresa utilizou o tratado de investimento entre o Reino Unido e a Índia (que inclui o ISDS) para processar e ganhar. O caso mostra como a ISDS serve como uma "arma secreta" para as empresas de combustíveis fósseis, minando o direito das nações soberanas de regular as empresas. A ISDS dá prioridade aos lucros das empresas em detrimento do interesse público, permitindo que as empresas contornem os tribunais nacionais e drenem o dinheiro público quando são responsabilizadas por atos ilícitos. Fonte.
  • Em 2024, mais de 60% das praias dos EUA apresentavam níveis de contaminação potencialmente inseguros, de acordo com um novo relatório publicado pelo Environment America's Research & Policy Center.
  • A Stellantis abandonou o desenvolvimento do hidrogénio para se concentrar nos híbridos e nos veículos elétricos. Fonte.
  • A China está a instalar centros de dados que alimentam a IA no oceano como forma alternativa de os manter frescos. Fonte.

Sem comentários: