- Lançada ainda no tempo da Câmara PSD de Fernando Reis, a nova ETAR, de Areias de Vilar, mesmo em cima do rio Cávado, em Barcelos, foi concluída em 2009, mas passados mais de 15 anos continua fechada, prejudicando, gravemente, o acesso a uma infraestrutura essencial como o saneamento básico em 10.600 habitantes de oito freguesias: Areias de Vilar, Encourados, Martim, Pousa, Areias de S. Vicente, Lama, Ucha e Oliveira. Fonte.
- Milhares de toneladas de uma alga invasora agressiva do sudeste asiático estão a acumular-se nas praias do estreito de Gibraltar e da costa sul de Espanha, o que, segundo os ambientalistas locais, constitui uma grande ameaça para a biodiversidade da região. Fonte.
- Na corrida para desenvolver a inteligência artificial, grandes empresas tecnológicas como a Google e a Meta estão a tentar obter grandes quantidades de eletricidade para alimentar novos centros de dados. As empresas de eletricidade vêem a perspetiva de obter grandes lucros fornecendo eletricidade a estas instalações ávidas de energia e estão a competir pelo seu negócio oferecendo descontos que não estão disponíveis para os consumidores médios. Extracting Profits from the Public explica como as empresas de eletricidade estão a forçar os contribuintes regulares a pagar os descontos de que beneficiam algumas das maiores empresas do país e identifica formas de os decisores políticos poderem limitar os custos para o público. Fonte.
- O Tribunal Internacional de Justiça atribui responsabilidade jurídica aos países que não reduzem a utilização de combustíveis fósseis. Embora não seja vinculativo, o veredito é extensível às empresas e constitui um forte apoio para outros litígios em matéria de clima. Fonte.

Sem comentários:
Enviar um comentário