Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

terça-feira, 13 de maio de 2025

UNIR: ‘OU CUMPRE OU VAI EMBORA’


“Nós não podemos aguentar sete anos disto”, afirmou o presidente da Área Metropolitana do Porto (AMP), Eduardo Vítor Rodrigues, no final da reunião do Conselho Metropolitano, onde estiveram presentes os 17 autarcas da região, a propósito dos incumprimentos das empresas que operam a rede de autocarros Unir.

A AMP lançou recentemente uma empresa pública para reforçar a fiscalização e supervisão da operação da rede, que arrancou em dezembro de 2023. Apesar de algumas melhorias, continuam a registar-se falhas graves em determinados lotes. “Neste momento estamos nas mãos de um contrato e de um vencedor de um concurso que teve um período de tolerância e agora ou cumpre, ou vai embora e dá lugar a outro”, afirmou Eduardo Rodrigues.

Um dos problemas abordados foi a ausência de viaturas substitutas quando há necessidade de inspeção. Mas o maior foco de preocupações recai sobre o lote 4 (Gaia e Espinho), explorado pela Transportes Beira Douro, pertencente à Auto Viação Feirense. Segundo Marco Martins, a empresa não tem comunicado os quilómetros percorridos, elemento essencial para o pagamento dos serviços. “Esta semana fiz uma diligência com o proprietário e ontem enviou os quilómetros, e se ele não reporta, a AMP não pode pagar”, explicou. Fonte.

Sem comentários: