Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

sexta-feira, 25 de abril de 2025

ESPINHO: NOVO TRAÇADO DA LINHA DE ALTA VELOCIDADE COZINHADO ENTRE GAIA E LUSOLAV?


Na reunião do executivo municipal de 23 de abril, Lurdes Ganicho, vereadora do PSD sem pelouro, criticou veementemente a proposta apresentada pelo consórcio LusoLav na última sessão pública de esclarecimento.

A edil acusou as alterações ao traçado de terem sido ´cozinhadas’ ao sabor do Concelho de Gaia, eliminando extensos segmentos em túnel mineiro – solução que minimizava impactos sociais, ambientais e patrimoniais – e substituindo-os por passagens em vala aberta.

Esta opção, segundo Ganicho, trará consequências graves: além de gerar impactos negativos significativos para as comunidades afetadas, criará constrangimentos duradouros à população e inviabilizará o desenvolvimento da zona nascente do município.

A vereadora alertou ainda para a urgência de intervenção da Câmara Municipal, defendendo que a ação deve ocorrer antes da fase de consulta pública: "Caso contrário, encontrarão sempre formas de invalidar as contribuições dos cidadãos", afirmou, expressando ceticismo quanto à consideração efetiva das participações públicas no projeto. Fonte.

Sem comentários: