Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

sexta-feira, 21 de março de 2025

LEITURAS MARGINAIS

Preconceitos japoneses americanos: símbolo da intolerância racial (28)


"Ao iniciar uma campanha “para impedir o regresso dos japoneses”, a Califórnia deu a entender que os evacuados eram, coletiva e individualmente, um grupo indesejável. Como a Califórnia se recusou a aceitar qualquer um destes evacuados, outros estados começaram a sentir que não havia razão para o fazerem. O Arizona aprovou um memorando de protesto contra a admissão de nipo-americanos nos seus colégios e universidades e um projeto de lei para restringir as liberdades dos evacuados libertados (isto antes de o estado ter sido declarado fora dos limites).

O Wyoming aprovou uma lei que impossibilitava os evacuados do centro de Heart Mountain de se qualificarem como eleitores no estado; o Arkansas tentou fechar as portas das suas escolas públicas a “membros da raça mongol”; comunidades do Michigan e do Indiana protestaram contra o emprego de evacuados nas suas localidades; o Deriver Post, a 14 de fevereiro de 1943, lançou uma série de artigos cruéis destinados a tornar insustentável a posição dos evacuados no Colorado; o movimento a favor da deportação ganhou um impulso definitivo na Califórnia; foram apresentadas ao Congresso petições e resoluções de várias legislaturas estaduais e de grupos de cidadãos californianos contra o programa de recolocação de estudantes (...); o Arkansas aprovou um projeto de lei que tornava ilegal a posse de terras no estado por uma pessoa de ascendência japonesa; o Arizona aprovou uma lei que tornava virtualmente impossível a qualquer pessoa efetuar transações comerciais com uma pessoa cujas liberdades tivessem sido “restringidas”; foram realizadas reuniões em massa no Wisconsin protestando contra o emprego de evacuados; foram relatadas “atitudes não receptivas” em relação aos evacuados em pontos tão distantes da Costa Oeste como Alexandria, Virgínia, Toledo, Ohio e Virgínia Ocidental. (Tudo entre 1 de janeiro e 1 de maio de 1943)"

Carey McWilliams, Prejudice Japanese Americans: Symbol of Racial Intolerance – Little, Brown and Company 1944, pp 250-251. Trad. OLima 2025.

Sem comentários: