Poluição da água após a rutura de um mineroduto que transportava caulino para a estação de beneficiamento em 2011. Laquanam / Universidade Federal do Pará
- A mineira Imerys, herdeira do ramo metalúrgico do grupo Rothschild fundado em 1880, quer extrair lítio para a produção de baterias elétricas no sul de Allier, França. No momento em que se inicia o inquérito público sobre a abertura desta megamina francesa, o escândalo em torno de um complexo mineiro no Pará, na Amazónia, está a atingir a multinacional. Ela foi processada por um fundo de investimento americano por ocultação fraudulenta. Segundo o Flacks, a empresa vendeu as suas operações de caulino ocultando o facto de estas terem sido a causa de uma catástrofe humanitária devido às suas más práticas. A primeira audiência terá lugar a 3 de abril, no Tribunal de Comércio de Paris. "O que surpreende é que as instalações da Imerys não tenham sido fechadas antes", diz Marcel Hazeu, que documenta os crimes socioambientais da empresa há 12 anos. A Imerys causou mais de vinte acidentes em vinte anos. A empresa é alvo de 169 denúncias por poluição, violação da legislação trabalhista e desrespeito aos direitos dos povos indígenas. Fonte.
- O aeroporto de Avignon Provence deixou de receber voos comerciais a partir de 2023, mas a região Provence-Alpes-Côte d'Azur está a injetar 1,4 milhões de euros por ano em subsídios para manter os voos de negócios. Um tal nível de apoio público para tão poucos passageiros é um exemplo extremo, mas reflete a situação de muitos aeroportos regionais em França: em Tours, por exemplo, 3 milhões de euros de dinheiro público vão só para a Rayanair; em Pau, o dinheiro público também irriga empresas e gestores de infra-estruturas. Por isso, um pequeno grupo local de activistas ambientais, por detrás da Extinction Rébellion, lançou uma campanha para exigir o encerramento do aeroporto de Avignon. Fonte.
- Os EUA vão retirar-se da Parceria para a Transição Energética Justa (JETP), um grupo de colaboração em que os países mais ricos ajudam os países em desenvolvimento na transição do carvão para fontes de energia mais limpas. A JETP é composta por 10 nações doadoras, anunciadas pela primeira vez na COP26 em Glasgow em 2021. África do Sul, Indonésia, Vietname e Senegal foram os primeiros beneficiários dos empréstimos, garantias financeiras e subvenções. Fonte.
- As empresas de combustíveis fósseis e de extração mineira ganharam 92 mil milhões de dólares de dinheiros públicos dos Estados. Os especuladores financeiros estão a investir num número crescente de processos judiciais contra os governos sobre leis ambientais e outros regulamentos que afetam os lucros, gerando frequentemente prémios lucrativos. Fonte.
- As empresas podem processar os governos pelo encerramento de campos petrolíferos e minas - e o risco de indemnizações avultadas já está a impedir os países de aprovarem leis ecológicas. Fonte.

Sem comentários:
Enviar um comentário