Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

quarta-feira, 12 de março de 2025

BICO CALADO

  • Luis Montenegro escolheu o Hotel Apartamento Solverde em Espinho, concelho onde reside, para pernoitar durante as campanhas eleitorais das legislativas e das europeias. O Polígrafo/SIC consultou as contas de campanha entregues pela AD ao Tribunal de Contas, onde é discriminada a despesa de 27.272 euros nas legislativas e 8.719 euros nas europeias feita neste hotel do Grupo Solverde. Ambas as estadias ocorreram no período em que a empresa de Luís Montenegro, a Spinumviva, recebia uma avença mensal de 4.500 euros, justificada com serviços prestados no âmbito da proteção de dados. Nesses dados de clientes terão passado a constar os do próprio Montenegro e da sua comitiva enquanto candidato às legislativas. Na campanha para as europeias, Montenegro era já primeiro-ministro e o candidato em campanha era Sebastião Bugalho, a despesa com estadias neste hotel caiu para menos de um terço. O Polígrafo/SIC fez a comparação deste volume de despesas com a anterior campanha laranja liderada por Rui Rio em 2022. O mesmo hotel da Solverde alojou a comitiva do PSD em Espinho, mas a despesa foi muito inferior, de 3.516 euros nas legislativas e de 2.215 nas europeias. Fonte.
  • A nova marca da Al Qaeda, conhecida como HTS, chocou toda a gente na Síria ao fazer exatamente o que a Al Qaeda sempre fez. Massacrou civis com opiniões políticas ou religiosas erradas e expulsou muitos outros das suas casas. Fonte.
  • A Turquia impede Israel de participar no exercício militar da NATO. Fonte.
  • Os espiões do MI5 eram regularmente convocados para 10 Downing Street para reuniões clandestinas com o primeiro-ministro trabalhista Harold Wilson, para partilharem material sobre os marinheiros em greve. Os ficheiros revelam em particular a hostilidade de Wilson em relação a uma greve do Sindicato Nacional dos Marinheiros (NUS, atualmente parte do RMT), cujos membros exigiam uma semana de 40 horas. Fonte.
  • Há 80 anos, em 10 de março de 1945, 300 bombardeiros B-29 Superfortress americanas realizaram um bombardeio maciço em Tóquio, a capital japonesa, com munições incendiárias, o que causou um grande incêndio na cidade, onde a maioria dos edifícios era feita de madeira. Segundo várias estimativas, entre 80.000 e 100.000 pessoas morreram nas explosões ou foram queimadas vivas. Fonte.
  • O Reino Unido não só encetou um diálogo direto com o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) há 32 anos, como também reconheceu o direito do grupo palestiniano à resistência armada, revelam documentos britânicos recentemente divulgados. Em 10 de fevereiro de 1993, durante uma reunião na sua residência oficial, o embaixador britânico na Jordânia, Patrick H.C. Eyers, informou uma delegação do Hamas que, enquanto signatário das Convenções de Genebra, o Reino Unido "não podia tolerar" o recurso à violência por parte do Hamas nos territórios ocupados. Reconheceu, no entanto, que o Hamas estava a agir "legalmente dentro dos seus direitos", mas também observou que as suas ações "contribuíam para o ciclo de violência que dificultava a resolução do conflito por meios pacíficos e políticos". A reunião foi organizada a pedido do Hamas e contou com a presença de Ibrahim Ghosheh, representante do movimento no estrangeiro, Mohammed Nazzal, representante do Hamas na Jordânia, e Karen Wheatley, responsável pela segurança da embaixada. Ghosheh descreveu o Hamas como um movimento de libertação dedicado a libertar os palestinianos da ocupação israelita, sublinhando que o grupo não operava fora da Palestina e "não tinha planos para alargar as suas atividades para além da Palestina". Insistiu que os ataques do Hamas visavam apenas soldados israelitas. Fonte.
  • Em 2021, Zelensky, dominado por enormes problemas económicos, alterou a lei que impedia a venda de terras e recursos ucranianos a empresas estrangeiras. Foi assim que metade das preciosas terras negras e dos recursos minerais da Ucrânia acabaram nas mãos da Monsanto, da Cargill e da Dupont, controladas por grandes fundos norte-americanos, incluindo a BlackRock, a Vanguard e a Blackstone. Fonte.
  • Onde estava eu quando um governo apoiado pela Europa cortou a eletricidade a dois milhões de pessoas? Onde estava quando foi bloqueada a entrega de comida, remédios e material hospitalar a dois milhões de pessoas? Onde estava quando destruíram as estruturas de abastecimento de água a toda uma população?” Miguel Szymanski, Onde estava a 11 de março de 2025
  • O antigo Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, foi detido pelas autoridades locais no aeroporto internacional de Manila, depois de o Tribunal Penal Internacional ter emitido um mandado de captura acusando-o de crimes contra a humanidade. Duterte foi colocado num avião com destino a Haia, onde está sediado o tribunal. O TPI acusou Duterte de crimes contra a humanidade durante o seu mandato como presidente e quando era presidente da câmara da cidade de Davao. Durante o seu mandato como presidente, de 2016 a 2022, as forças de segurança de Duterte levaram a cabo milhares de assassinatos que o seu governo classificou como casos relacionados com a droga. Num relatório de 2017, a Human Rights Watch descreveu a sua "guerra contra as drogas" como sendo efetivamente "uma campanha de execuções extrajudiciais em zonas pobres de Manila e outras áreas urbanas". Segundo o grupo, agentes da Polícia Nacional das Filipinas e "vigilantes" não identificados mataram mais de 7.000 pessoas entre o início do seu mandato e a publicação do relatório da Human Rights Watch. Em 2017, Duterte foi elogiado pelo Presidente dos EUA, Donald Trump, que lhe disse, numa chamada telefónica, que estava a fazer "um trabalho inacreditável no problema da droga". Fonte. Quando será a vez de Netanyahu?

Sem comentários: