Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

ORÇAMENTOS DE CARBONO ATRASADOS DOIS ANOS

REUTERS/Kai Pfaffenbach

  • Os orçamentos de carbono são um instrumento fundamental na política climática, na medida em que estabelecem limites para as emissões de gases de efeito de estufa nas diferentes etapas do percurso para a neutralidade climática. Os orçamentos (1) permitem avaliar a consistência do caminho rumo a emissões líquidas zero à medida que ele é trilhado, (2) orientam o desenvolvimento de políticas públicas nos sectores mais prioritários, e (3) servem como ferramenta de responsabilidade e transparência na prestação de contas à sociedade e à comunidade internacional. A ZERO considera que os orçamentos estão em desconformidade com o Acordo de Paris e sugere o seu alinhamento com a meta de 1,5°C do Acordo de Paris. Propõe a desagregação dos orçamentos por subsetores e a revisão da Metodologia de Cálculo, defendendo a adoção de uma trajetória linear na redução de emissões. Propõe ainda um sistema de Monitorização Rápida, através da divulgação anual de um inventário provisório de emissões até março de cada ano referente ao ano anterior, permitindo, deste modo, que os instrumentos de política pública, incluindo o Orçamento do Estado do ano seguinte, contenha medidas que respondam aos desvios observados de forma atempada. Fonte.
  • “Ocupar novos solos rústicos é o falhanço de uma política sustentável de habitação”. Entrevista a Francisco Ferreira. Fonte.
  • O Electrão recolheu em 2024 quase 500 toneladas de eletrodomésticos diretamente na casa do cidadão, um aumento de 125% em relação aos dados de 2023. Fonte.

Sem comentários: