Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

sábado, 11 de janeiro de 2025

BICO CALADO

  • “(…) Talvez seja essa, sim, a verdadeira utilidade dos mortos: alimentar o teatro dos vivos, essa encenação contínua de grandeza e moralidade que esconde, sob as cortinas de veludo, os fios de egoísmo e conveniência que realmente movem os actores.  (…) E que dirias tu, também, dos 75 mil euros doados pelo Ministério da Cultura à fundação com o teu nome, convenientemente oficializado pela ministra Dalila Rodrigues, quando te foram buscar os fémures e a caveira a Tormes?  (…) Enfim, esta tua nova trasladação é tudo menos um evento cultural; é uma oportunidade, como tantas outras, para os vivos se enaltecerem enquanto fingem enaltecer os mortos. E, por isso, que melhor momento para reflectir sobre a tipologia dos políticos e outras vivas aventesmas e abutres que se dedicam a tais empreitadas? Sim, porque os mestres das vaidades têm estilos bem distintos de homenagear, dependendo do estado físico do homenageado. (…)” Bras Cubas, Os ossos do Eça, seguido de estudo taxonómicoP1.
  • Ativistas destroem à martelada estátua de cera de Natanyahu no museu de cera da cidade do México. Fonte.
  • Antigos vereadores, deputados municipais e militantes do PSD chegam à administração em mais em mais de metade das 9 direções das Unidades Locais de Saúde nomeadas desde o início do mandato da ministra Ana Paula Martins. Fonte.
  • Uma importante organização americana Quaker cancelou a sua publicidade no New York Times depois de o jornal ter recusado um anúncio que referia a agressão de Israel em Gaza como um genocídio. Fonte.
  • Em 1980, o New York Post (provavelmente o jornal mais à direita da América) e Rupert Murdoch (indiscutivelmente o mais importante magnata dos media de direita do mundo) alinharam o seu armamento editorial a favor de Jimmy Carter. Terá Murdoch apoiado Carter porque realmente o apoiava? Ou apoiou Carter para conseguir um empréstimo a juros baixos do governo federal para comprar jatos jumbo, poupando-lhe milhões de dólares no processo? Fonte.
  • A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou um projeto de lei que impõe sanções ao Tribunal Penal Internacional em protesto contra o mandado de detenção captura contra o Primeiro-Ministro israelita, Benjamin Netanyahu, e o seu antigo Ministro da Defesa, Yoav Gallant, por crimes de guerra e crimes contra a humanidade na Faixa de Gaza. Fonte.
  • "Curiosidades sobre a Gronelândia que fazem com que os comentários de Trump não sejam tão absurdos como muitos querem fazer parecer:
    • décadas antes do Brexit já a Gronelândia tinha referendado a sua saída da Comunidade Económica Europeia, em 1982;
    • o Governo da Gronelândia tem um estatuto autonómico quase pleno (não decide sobre questões internacionais) e tem o direito de assinar acordos internacionais com Estados e organizações estrangeiras em nome da Dinamarca;
    • as pretensões dos EUA sobre a Gronelândia já vêm desde, pelo menos, o início do século XX;
    • durante boa parte da II Guerra Mundial, a Gronelândia foi um protectorado de facto dos EUA;
    • em 1946, Harry Truman tentou comprar a ilha à Dinamarca;
    • desde finais de 2023, os EUA pagam à Gronelândia pela base espacial de Pituffik um valor semelhante ao total que a ilha recebe de Copenhaga;
    • os EUA querem a Gronelândia para poderem implantar na ilha sistemas de detecção e defesa de mísseis e fazer da ilha a maior base militar americana (a pensar na Rússia)." Alexandre Guerreiro.

Sem comentários: