Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

sexta-feira, 24 de janeiro de 2025

BICO CALADO

  • Ativistas italianos penduraram uma efígie de Musk de cabeça para baixo, cheia de lixo, na praça onde Mussolini foi enforcado em 1945. Fonte.
  • O regime de Trump levantou as sanções da administração Biden destinadas a travar a violência dos colonos israelitas contra os palestinianos na Cisjordânia. Também revogou uma política que tinha bloqueado as sanções contra o Tribunal Penal Internacional, colocando aqueles que tentam responsabilizar os EUA e os seus aliados por crimes de guerra em risco de uma nova ronda de sanções financeiras. Fonte.
  • Esta guerra não é mais uma. Intervenção de Raquel Varela no programa "360º"- RTP3, 17jan2025.
  • Imagens tenebrosas do regresso dos habitantes de Gaza às suas casas em ruínas"Isto não foi um acidente. Os membros de extrema-direita do governo israelita queriam tornar Gaza inabitável com o objetivo de forçar 2 milhões de palestinianos a fugir para sempre", disse um líder dos direitos humanos. Fonte.
  • “Portugal passou, no Índice Global da Paz, de 14º, em 2014, para 8º, permanecendo nos 10 mais seguros. A criminalidade violenta e grave está em queda desde 2014. Segundo os estudos, as pessoas não se sentem mais inseguras nas ruas. A percepção de que se fala é alimentada por uma comunicação social viciada nas audiências que o crime dá e um poder político amedrontado com os votos que o medo dá. Com a criminalidade em geral, Montenegro reforça as perceções, com ações incendiárias e operações especiais; (…) a insegurança de rua alimenta o medo e o medo é uma arma política. Não deixa de ser irónico que um governo de um país tão dependente do turismo e que procura investimentos externos cavalgue uma falsa percepção de insegurança. Fazer política com base em percepções leva a escolhas erradas, gastando meios e limitando direitos desnecessariamente.” Daniel Oliveira.
  • Apanhado a roubar no aeroporto continuará deputado ao lado do Chega. Contribuintes pagarão salários do deputado de extrema-direita até 2028. Polícia já esperava Miguel Arruda no aeroporto e apanhou-o a furtar a última mala. Conta em site de venda de roupa em segunda mão tinha o nome do deputado. Fonte.

Sem comentários: