- Em Portugal, ainda há 13 municípios onde mais de uma em cada cinco casas não tem água canalizada. Cerca de metade destes concelhos estão no Alentejo, localizando-se os restantes sobretudo na região Norte, embora haja um na região Centro e outro no Algarve. Os municípios de Cinfães e Marco de Canaveses são os casos mais deploráveis, com quase metade das habitações sem ligação a sistemas públicos de água, constituindo assim um elevado risco de saúde pública. Fonte.
- Apenas 5 dos 16 municípios algarvios reduziram consumos em setembro: Lagoa, Tavira, Vila Real de Santo António, Alcoutim e Castro Marim, tendo, no entanto, ficado aquém da meta de 10% de redução. Fonte.
- Ocorreu um derrame de 600 toneladas de parafina no Estreito de Gibraltar, provocado pela colisão do petroleiro Southern Puma com o graneleiro Louisa Bolten a cerca de 20 milhas de Punta Europa e a 15 milhas de Ceuta. Para o Verdemar-Ecologistas em Acción, a interpretação do Comandante Marítimo, que afirma que as 600 toneladas se evaporarão no Estreito de Gibraltar sem qualquer impacto no meio ambiente, não é válida. Exigem, por isso, uma avaliação do impacto ambiental. As ceras de parafina prejudicam o ambiente, são extraídas do petróleo bruto destilado, e este derrame pode estar a prejudicar centenas de espécies marinhas que frequentam esta zona do Estreito de Gibraltar e do Mar de Alborão. Fonte.
Sem comentários:
Enviar um comentário