- Mais de 65 000 delegados inscreveram-se para participar na cimeira do clima COP29 em Baku, Azerbaijão. O Azerbaijão, anfitrião da COP29, é o país com a maior delegação na cimeira, com 2 229 pessoas inscritas. Seguem-se o Brasil (1.914), a Turquia (1.862), os Emirados Árabes Unidos (1.011) e a China (969). Fonte.
- Seis razões para o financiamento internacional do clima ser um faroeste: (1) Não há uma definição consensual do que conta como "financiamento climático", (2) A contabilização do financiamento climático não é coerente nem transparente, (3) Alguns financiamentos climáticos não estão a ajudar a combater as alterações climáticas; (4) A dependência dos empréstimos sobrestima os fluxos de financiamento climático; (5) Os países estão a reportar dinheiro que pode nunca vir a ser gasto e (6) O financiamento climático é utilizado para reforçar os interesses económicos dos doadores. Fonte.
- Quem patrocina esta cimeira do Ambiente? Gigantes dos combustíveis fósseis pagam milhares de euros para patrocinar eventos da COP29: Chevron (25.000, Exxon, SOCAR e TotalEnergies (10 000) cada. Outras grandes empresas e organizações não governamentais incluem o Fórum Económico Mundial, a Amazon, a Bayer e a Câmara de Comércio dos EUA. O Ministério alemão da Ação Económica e dos Assuntos Climáticos terá pagado 50.000 dólares. Fonte.
Sem comentários:
Enviar um comentário