- A Comissão Europeia vai simplificar radicalmente as regulamentações verdes da UE, numa tentativa de impulsionar a indústria europeia em dificuldades e competir com economias de crescimento mais rápido na Ásia e na América. As mudanças afetarão três leis que obrigam as empresas a assumir mais responsabilidade pelos seus impactos ambientais. As empresas queixaram-se de que estas regras eram complicadas e onerosas e sufocavam a competitividade da Europa. É um afastamento decisivo do programa Green Deal dos últimos cinco anos, que colocou o clima e o ambiente no centro da legislação europeia. Reflete também a nova realidade política da Europa, onde uma mudança para a direita nos governos nacionais e no Parlamento Europeu trouxe um ceticismo crescente sobre as regulamentações ambientais da Europa. Fonte.
- Uma auditoria realizada pelo Alto Comissariado para a Energia Atómica revela que muitas empresas subvencionadas em fase de arranque no sector nuclear não cumprirão as suas promessas. Fonte.
- O Prémio Nobel da Paz de 2024 foi atribuído à Nihon Hidankyo, uma organização popular japonesa criada por sobreviventes dos bombardeamentos atómicos norte-americanos de Hiroshima e Nagasaki em 1945. A Nihon Hidankyo forneceu milhares de relatos de testemunhas e apelos públicos dos sobreviventes, conhecidos como hibakusha, e enviou delegações anuais à ONU. Fonte.

Sem comentários:
Enviar um comentário