Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

sexta-feira, 15 de novembro de 2024

BICO CALADO

  • "O Presidente Biden e o Presidente eleito Trump encontraram-se na Casa Branca na quarta-feira, apertaram as mãos e trocaram cumprimentos, depois de uma corrida presidencial emocionalmente esgotante, em que cada um dos lados acusou o outro de representar uma ameaça existencial imediata para o país. Ignorem todo o falso drama. Esqueçam toda a retórica da campanha e os combates a fingir. Isto é o que é real. Isto é o que merece a vossa atenção. Eles não se odeiam uns aos outros. Não se vêem uns aos outros como uma ameaça existencial para a nação. Não são inimigos. Nem sequer são adversários. Quando o espetáculo acaba, abraçam-se e beijam-se como pugilistas depois de semanas de conversa fiada feita apenas para vender bilhetes. (…) Cada um deles finge estar a lutar contra o outro em sua defesa de si e dos seus interesses, quando na realidade estão do mesmo lado, a lutar contra nós, defendendo os interesses da oligarquia e do império. (…) Não me interpretem mal, a depravação do próprio Trump não é ilusória. Pessoas reais vão sofrer e morrer sob a sua administração, tal como pessoas reais sofreram e morreram sob a administração de Biden. Mas eles próprios sabem que não têm nada a temer. Eles e os poderes que servem passarão completamente intocados pela máquina assassina imperial. Morrerão de velhice rodeados de riqueza e luxo, completamente livres de quaisquer consequências pelos seus atos. Foi tudo uma farsa. É sempre assim. As eleições são falsas e o jogo está viciado. O império continuará a avançar sem interrupções e totalmente inalterado, servido por um presidente fraudulento após o outro, até ao seu eventual colapso. Deixem de acreditar no espetáculo. Deixem de gritar pelo vosso lutador profissional político favorito e reparem que os golpes não se ligam e que todo o combate não passa de um espetáculo. Se querem lutar contra o poder, concentrem a vossa oposição onde está o verdadeiro poder. A máquina de guerra. Estruturas do poder imperial. Agências de inteligência. Plutocracia. Capitalismo. Desliguem totalmente a vossa energia emocional da ilusão da política eleitoral e dediquem a vossa atenção aos movimentos concretos de armas, recursos e riqueza. Quando o espetáculo termina, os atores dão as mãos e fazem uma vénia. Enquanto puderem manter-nos a bater palmas com o espetáculo de marionetas, nunca prestaremos atenção às forças que puxam os cordelinhos. Nunca teremos consciência suficiente dos problemas reais para encontrar soluções efetivas e levá-las a cabo. Nunca seremos capazes de levar a verdadeira oposição ao verdadeiro poder. E é essa a ideia. É por isso que este espetáculo de marionetas tolas continua a regressar de quatro em quatro anos. Parem de bater palmas e comecem a olhar à volta do teatro. Sabei onde os gestores do império querem que ponham a vossa atenção, por isso comecem a olhar para onde eles não querem que nós olhemos. Acordem." Caitlin Johnstone, Quando o espetáculo termina, os atores dão as mãos e fazem uma vénia - Substack.
  • Marine Le Pen e 26 outros altos funcionários do seu partido estão a ser julgados por suspeita de terem desviado cerca de 7 milhões de euros. Marine Le Pen pode ser condenada a uma pena de inelegibilidade. Fonte.
  • Altas patentes do exército francês foram julgadas em Setembro por suspeitas de corrupção e favoritismo no âmbito da adjudicação de mercados de transporte logístico de defesa na década de 2010. Fonte.
  • Volkswagen: o fim de um mito industrial alemão? Claudia Lorenzo Rubiera, The Conversation.

Sem comentários: