sexta-feira, 2 de agosto de 2024

CANÁRIAS: MAIS UM CAMPO DE GOLFE EM PLENA EMERGÊNCIA HÍDRICA?

O anúncio de um novo campo de golfe no sul de Tenerife, que ocupará mais de um milhão de metros quadrados, com 1680 camas de hotel e 140 vivendas, é mais um exemplo da promoção de um turismo predador do território por parte das instituições canárias e da sua firme aposta num modelo totalmente insustentável que está a levar as ilhas ao colapso. 

Há, no total, 24 campos de golfe nas Ilhas Canárias e 9 só na ilha de Tenerife, 10 se o novo projeto em preparação for aprovado. Cada um deles consome uma média de 2,1 milhões de litros de água por dia, em comparação com os 128 litros consumidos por uma pessoa por dia. Trata-se de um desperdício absolutamente insustentável que faz uso privado de um recurso escasso e essencial para a população para fins meramente lucrativos. 

Para além do uso irresponsável da água, os campos de golfe consomem grandes áreas de outro recurso também escasso nas ilhas: a terra. Aqui, são criados artificialmente enormes prados que implicam a utilização de herbicidas, fungicidas e adubos azotados, cujos derivados (nitratos e nitritos) já contaminam mais de metade dos aquíferos das ilhas. Fonte.

Sem comentários: