quarta-feira, 21 de agosto de 2024

BICO CALADO

Foto: Miguel A. Lopes/Lusa

  • “Muito menos normais, e censuráveis em democracia, são os termos escolhidos pelo presidente do governo regional para rebater essas críticas. Expressões como ‘um conjunto de abutres políticos’ ou ‘treinadores de bancada’, dirigidas a quem está a exercer o seu papel na oposição, são de quem não vive bem com o escrutínio que deve esperar do seu exercício de poder. Se lhe juntarmos o alijar de responsabilidades para o poder central, justificadamente podemos começar a pensar que Alberto João Jardim pode ter saído do poder, mas o poder regional não conseguiu afastar-se muito do estilo belicoso de Jardim. Pelo contrário, os ecos que chegam da Madeira mostram que estamos cada vez mais afastados do clima de abertura que se viveu nos tempos finais do jardinismo (…) Mesmo estando fragilizado por governar em minoria e por um processo judicial que levantou gravíssimas suspeitas de corrupção sobre a sua governação, Miguel Albuquerque mostra que há velhos hábitos que são mesmo difíceis de deixar para trás.” David Pontes, Público 20ago2024.
  • Um grupo de colonos israelitas atacou uma cidade palestiniana na Cisjordânia ocupada, incendiando um edifício agrícola e um celeiro. O celeiro, com 120 metros quadrados, bem como um poço de água, painéis solares e ferramentas agrícolas foram todos danificados ou destruídos. O fogo também queimou quatro oliveiras antigas e matou várias galinhas. Fonte.
  • A Amnistia Internacional pede uma investigação sobre a violência da polícia alemã contra apoiantes pró-Palestina. Fonte.

  • Os países que alimentaram a guerra de Israel em Gaza podem ser cúmplices de crimes de guerra, alertam. Uma investigação identifica dezenas de carregamentos de petróleo e combustível que podem ter ajudado a guerra de Israel em Gaza.

Sem comentários: