quinta-feira, 1 de agosto de 2024

BICO CALADO

Emad Hajjaj

  • “(…) Perante este espetáculo de Coliseu Romano, onde se discute com arreganho se uma das cenas da abertura é a Ultima ceia do Novo testamento da Bíblia ou uma representação de uma orgia de deuses pagãos, a pergunta dos impotentes que somos nós, os arredados de todas as decisões nas democracias que nos são apresentadas como o fim da História, porque nada mais os povos têm a dizer contra o poder das oligarquias, devíamos, se nos fosse permitido, perguntar quando serão as novas Olimpíadas, ou se haverá novas Olimpíadas. Mas, já que nada aprendemos com a Regata de Kiel, nem com Berlim 1936, porque haveremos de aprender com Paris 2024? As bestas que nos governam são da mesma estirpe e os governados são a mesma manada que irá servir de carne para canhão.” Carlos Matos Gomes, Paris 2024: Mais uns Jogos Olímpicos do Fim de uma EraMedium.
  • Israelitas de extrema-direita, incluindo funcionários do governo, invadiram duas bases militares provocando confrontos com as tropas e a polícia por causa da detenção de 9 reservistas das Forças de Defesa de Israel que alegadamente violaram em grupo um prisioneiro palestiniano. Fonte. Entretanto, um dos nove soldados israelitas detidos por abusar de prisioneiros palestinianos no famigerado centro de detenção de Sde Teiman foi libertado sem qualquer acusação. E ainda: A organização Physicians for Human Rights in Israel (PHRI) veio dizer que tem informações sobre outros casos de prisioneiros palestinianos que foram sexualmente agredidos por soldados israelitas no centro de detenção de Sde Teiman, no deserto do Negev, no sul de Israel. 
  • “Quando a polícia israelita deteve nove soldados das FDI sob a acusação de terem sodomizado um prisioneiro palestiniano de forma tão brutal que este não conseguia andar, na famigerada prisão de Sde Teiman, no sul de Israel, surgiram protestos de ativistas de extrema-direita em defesa dos soldados, com o apoio de vários funcionários do regime de Netanyahu. Os desordeiros foram tão agressivos que chegaram a invadir a base militar israelita onde os soldados estavam a ser interrogados, numa tentativa de os libertar. Questionado pela imprensa sobre as acusações de violação, o porta-voz adjunto do Departamento de Estado dos EUA, Vedant Patel, recusou-se a dizer se a violação em grupo de prisioneiros palestinianos seria considerada um crime de guerra, mesmo que fosse provado de forma conclusiva. A imprensa ocidental recusa-se mesmo a utilizar a palavra “violação” em referência às acusações, com a BBC a descrever os soldados como sendo acusados de “maus tratos graves a um prisioneiro palestiniano” e o New York Times a descrever o caso como “suspeita de abuso”.” Caitlin Johnstone, Substack.

    • Lucros da EDP crescem 75% no primeiro semestre. JN 31jul2024.
    • “Muitas vezes os serviços para privados sobrepõem-se à segurança pública” Paulo Santos, presidente da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia. DN 31jul2024.
    • “(…) O Partido Comunista da Venezuela, que apoiou em 2013 a primeira candi datura de Nicolás Maduro, duvida dos resultados eleitorais oficiais apresenta dos domingo passado, que suposta mente o reelegeram, e declarou apoiar “o grito de respeito pela vontade popu lar” lançado em diversas manifestações. (…) O Partido Comunista da Venezuela rompeu definitivamente com Maduro cracia, a corrupção institucionalizada em diversos patamares do Estado, a diminui ção das liberdades políticas e sindicais, condenou a frequente repressão sobre trabalhadores, a entrega ao grande capi tal internacional de partes cruciais da ati vidade económica (por exemplo, a norte--americana Chevron tem 34% da compa nhia venezuelana de petróleos e participa no capital de outras empresas mistas do setor da energia), o fim de inú meros benefícios sociais e a degradação dos salários reais (o salário mínimo é de, apenas, 3,24 euros mensais!). (…) O Partido Comunista da Venezuela, que não aceitou a mudança da sua dire ção, apelou ao voto, no domingo, no candidato Enrique Marquez, um políti co de centro-esquerda, mas que propu nha um Governo de unidade nacional que rejeitasse Maduro e Edmundo González, o candidato da direita revan chista, manifestamente apoiado pelos Estados Unidos e por vários países da União Europeia. Nicolás Maduro é comunista? Pois, cla ramente, para o Partido Comunista da Venezuela, que o conhece bem, não é: Óscar Figuera diz mesmo que ele é, cito... “neoliberal”! Espantem-se, ó ufanas máquinas de propaganda política!” Pedro Tadeu, Nicolás Maduro é comunista?DN 31Jul2024.
    • Apoio do Estado a colégios sobe 7% para um valor acima dos 86 mil euros por turma. Público 31Jul2024.
    • O relatório abrange 16,7 milhões de alunos do ensino básico e secundário em 25 mil escolas. Conclui-se que as escolas estão a correr para se tornarem sem dinheiro, com 87% a contratarem processadores de pagamentos para tratar das transacções nas cantinas. Três processadores dominam o sector: Myschoolbucks, Schoolcafé e Linq Connect. Estes não são processadores de cartões de crédito (a maioria dos estudantes não tem cartões de crédito). Em vez disso, permitem que as crianças criem uma conta, como uma conta de comissário de prisão, que as suas famílias carregam com dinheiro. E, tal como acontece com as contas de comissário da prisão, cada vez que um ente querido adiciona dinheiro à conta, o processador tira-lhe uma grande parte com taxas da treta. Se é pai ou mãe de uma criança que tem direito a um almoço a preço reduzido (ou seja, se é pobre), então cerca de 60% do dinheiro que deposita na conta do seu filho é absorvido por estes processadores de pagamentos em taxas de serviço. Os processadores de pagamentos cobram uma taxa fixa por cada carregamento, e as famílias pobres não podem dar-se ao luxo de minimizar estas taxas efectuando um único pagamento no início do ano ou do semestre. Em vez disso, pagam pequenas quantias todos os dias de pagamento, o que significa que pagam a taxa duas vezes por mês (ou até mais frequentemente). Tudo isto é ilegal. O USDA - que fornece e regula - o programa de almoço a custo reduzido, proíbe as escolas de cobrarem taxas para receber as suas refeições. De acordo com as normas do USDA, as escolas devem permitir que as crianças paguem em dinheiro ou carreguem as suas contas com dinheiro na escola, sem quaisquer taxas. Apesar disso, muitas escolas recusam-se a aceitar dinheiro, invocando razões de segurança e, mesmo quando aceitam dinheiro ou cheques, muitas vezes não anunciam esse facto. O USDA também exige que as escolas publiquem as taxas cobradas pelos processadores, mas a maioria dos distritos no estudo viola este requisito. Tal como todas as empresas que cobram taxas da treta, os processadores de pagamentos escolares tornam extremamente difícil cancelar um pagamento automático recorrente e têm inúmeros obstáculos à obtenção de um reembolso, que demora uma eternidade a chegar. Cory Doctorow, Os rufias das fintechs rouba o dinheiro do almoço do seu filho - Medium.
    • Faz 30 anos este mês que Bin Laden instalou uma base em Londres. Continuam a colocar-se questões sobre a razão pela qual as autoridades britânicas permitiram que o líder terrorista da Al-Qaeda mantivesse um escritório em Kilburn durante quatro anos. MARK CURTIS, DeclassifiedUK.



    Sem comentários: