quinta-feira, 6 de junho de 2024

CICLOVIAS: 'PORTUGAL PEDALA NA CAUDA DA EUROPA'

  • No acesso a ciclovias seguras, Portugal ainda pedala na cauda da Europa. Neste novo indicador do Atlas of Sustainable City Transport , Portugal regista 13%, ficando apenas à frente da Grécia (6%), Roménia (6%), Ucrânia (7%) e Bielorrússia (10%). No topo da tabela de países que têm melhor cobertura estão Finlândia (97%), Dinamarca (94%), Suécia (89%) e Países Baixos (85%). Público 4jun2024.
  • Regras do ruído não travam queixas, que voltaram a subir em 2023, tendo as autoridades recebido 9505 participações, um crescimento de 13% face ao ano anterior. A GNR e a PSP registaram 26 ocorrências, em média, por dia. Os ambientalistas da Quercus e da Zero lamentam que a Estratégia Nacional para o Ruído Ambiente, prometida há quatro anos, com objetivos até 2030, continua na gaveta, sem que tenha sido conhecida uma proposta nem seguido para consulta pública. Consideram que o documento é importante para conhecer realmente os custos económicos e sociais do problema e definir medidas que permitam cumprir a legislação em vigor. JN 5jun2024.
  • A Câmara do Porto vai atribuir um desconto de 500 euros no IMI a quem produzir energia elétrica no telhado da sua habitação ou empresa. JN 5jun2024. Propaganda apropriada para o Dia Mundial do Ambiente? Como S. Tomé: ver para crer.
  • Municípios voltam à Justiça para travar linha de alta tensão. Câmaras do Alto Minho interpõem segunda ação judicial e ameaçam recorrer até às instâncias europeias para inviabilizar obra. JN 5jun2024.

Sem comentários: