sábado, 20 de abril de 2024

PAÍSES DA ÁFRICA AUSTRAL CRIAM FUNDO PARA DEFESA DA FLORESTA DO MIOMBO

  • Uma faixa de 840 acres de terra ao longo do estuário de Parrett, em Somerset, será transformada num pântano salgado para que a vida marinha substitua os peixes sugados pelas condutas de refrigeração da nova central nuclear de Hinkley Point C. Jonathan Leake, The Telegraph.
  • A Autoridade de Transição do Mar do Norte aplicou uma coima de 100 000 libras à NEO Energy por infração à autorização de descarga combinada para os campos Donan/Dumbarton, Lochranza e Balloch. Mathew Perry, Energy Voice.
  • O Presidente de Moçambique apelou, em Washington, à disponibilidade dos países mais desenvolvidos para converterem a dívida dos países africanos em investimentos no clima, já que estes países são os que menos poluem e mais consequências enfrentam. Nesta conferência internacional na capital norte-americana, os 11 países da África austral que integram a Floresta do Miombo adotaram uma Compromisso para a defesa daquela área, a qual prevê um fundo a sediar em Moçambique. O Governo moçambicano espera mobilizar investimentos para proteger a Floresta do Miombo, estimados no plano de ação em 518 milhões de euros, dos quais 154 milhões de dólares já foram garantidos desde 2022. Palavra suaíli para ‘brachystegia’, miombo é um género de árvore que inclui um grande número de espécies e uma formação florestal que compõe o maior ecossistema florestal tropical em África, sendo fonte de água, alimento, abrigo, madeira, geração de eletricidade e turismo. Lusa/Agroportal.
  • Financiamento do Banco Mundial para o clima torna os hotéis africanos mais verdes, enquanto os pescadores se afundam. Matteo Civillini e Jack Thompson, CCN
  • Quem controla o lítio da Argentina? Cerca de um milhão de hectares das salinas ricas em lítio do país são controlados por apenas cinco empresas. Fonte.

Sem comentários: