Os transportes são o nosso maior problema climático. Temos de nos afastar rapidamente da queima de combustíveis fósseis para alimentar os nossos veículos, navios e aviões. O último relatório da T&E State of Transport, faz o ponto da situação.
Automóveis: qual é a dimensão do problema do maior poluidor de transportes da Europa?
Os camiões e autocarros representam 6% das emissões totais da UE. Como resolver este problema?
As emissões da aviação estão a aumentar mais rapidamente do que as de qualquer outro sector dos transportes. Será que vão continuar a aumentar?
Qual é a gravidade das emissões do transporte marítimo? Os gigantes do transporte marítimo estão a lucrar com o mercado comunitário do carbono (ETS), revela um novo estudo da Transport & Environment (T&E). Uma amostra de mais de 500 viagens de e para portos europeus mostra que, em quase 90% dos casos, as companhias de navegação estão a cobrar aos clientes mais do que os custos reais do RCLE-UE. Num caso extremo, a empresa dinamarquesa Maersk terá provavelmente ganho mais de 300 000 euros numa única viagem. A T&E afirma que a evasão portuária - o ato de contornar o mercado do carbono - não deve ser utilizada como desculpa para reduzir o RCLE. Longe de evitar o RCLE, as companhias de navegação parecem estar a lucrar com ele.
Sem comentários:
Enviar um comentário