terça-feira, 30 de janeiro de 2024

BRASIL: JUSTIÇA CONDENA VALE, SAMARCO E BHP A PAGAR QUASE R$ 50 BILIÕES POR TRAGÉDIA EM MARIANA

  • O dia 25 de janeiro de 2024 marcou os 5 anos do rompimento da barragem do Córrego do Feijão, da Vale, em Brumadinho, que matou 270 pessoas e deixou um rastro de destruição socioambiental. Nesse mesmo dia, a Justiça Federal decidiu punir financeiramente Vale, BHP e Samarco por outra tragédia com uma barragem minerária: a de Fundão, em Mariana. ClimaInfo.
  • A Shell vai encerrar a sua refinaria de petróleo em Wesseling, na Alemanha, até 2025 e converterá o local para produzir petróleo de base biológica “como parte do seu esforço para reduzir as suas emissões de carbono”. Ron Bousso, Reuters.
  • A China instalou uma quantidade maior de nova capacidade solar em 2023 do que a quantidade total já instalada em qualquer outro país, contribuindo para a sua posição já dominante no cenário global de energia renovável. Bloomberg.

  • "Se não puder ser reduzido, reutilizado, reparado/Reconstruído, renovado, retocado, revendido/Reciclado ou compostado/Então deve ser restringido, redesenhado/Ou retirado da produção" Pete Seeger.

  • O Centenário da morte de Teófilo Braga (24.2.1843 - 28.1.1924) passou despercebido. Era açoriano e foi presidente da República durante dois mandatos, entre 1910 e 1915. Recusou automóvel oficial, considerando que isso seria um símbolo de ostentação e de distanciamento do povo. Ao tomar posse, recusou o automóvel oficial que lhe foi oferecido, preferindo usar o transporte público ou andar a pé, para poder estar mais próximo das pessoas. Excerto de um discurso de Teófilo Braga, em que ele explica a sua recusa do automóvel oficial: "Não quero automóvel. Não quero automóvel porque sou pobre. Não quero automóvel porque sou um homem do povo. Não quero automóvel porque não quero que me vejam como um aristocrata ou um monarca. Quero que me vejam como um companheiro, como um amigo, como um irmão."

Sem comentários: