- Dezenas de mariscadores e membros dos Ecologistas en Acción e da plataforma regional contra os derrames da mina de San Finx ocuparam as instalações da mina de San Finx, em Lousame, Noia, para exigir responsabilidade pelos contínuos derrames de metais pesados e a revogação da autorização concedida pela Xunta em fevereiro passado. Durante a ação de protesto, foi hasteada uma enorme faixa exigindo o fim da impunidade da mina, que nos últimos meses despejou 50 mil litros por hora de água contaminada com cádmio, cobre e zinco.
- O número de municípios dos Países Baixos que optam por proibir os fogos de artifício na véspera de Ano Novo aumentou para dezasséis. Alega-se que o ruído é especialmente prejudicial e traumático para animais domésticos. Além disso, a poluição no solo após o uso de vasilhas e recipientes de papel e a segurança física das pessoas são fatores tidos em conta. The Mayor.
- A Guarda Costeira dos EUA tenta descobrir a origem de um derrame de um oleoduto submarino na costa da Louisiana, no Golfo do México, que estima ter descartado mais de um milhão de galões de petróleo bruto. O oleoduto de 67 milhas foi fechado pela Main Pass Oil Gathering Co, depois de petróleo bruto ter sido detetado a cerca de 19 milhas da costa do Delta do Rio Mississippi, a sudeste de New Orleans. Reuters.
- A luta ambiental de massas no Panamá tem unificado diversos setores do país contra a mineradora canadiana First Quantum Mineral. Antonio Neto e Lucas Guerrero, Esquerda.
Sem comentários:
Enviar um comentário