Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

quinta-feira, 23 de novembro de 2023

Associações pedem revogação do Simplex Ambiental

  • Ambientalistas dizem que o decreto que simplifica procedimentos administrativos para obtenção de licenças ambientais (Decreto-lei 11/2023) é um "retrocesso de décadas" e institui uma lógica em que "o ambiente é encarado apenas como um entrave à economia". Esquerda.
  • Barcelona e outros 200 municípios da região da Catalunha entraram numa situação de “pré-emergência” por causa da seca, com restrições no consumo de água que afetam 6 milhões de pessoas. Lusa/Agroportal.

  • Enquanto as autoridades de New York promovem o projeto de hidrogênio limpo, os Tonawanda Seneca veem o desenvolvimento industrial vizinho como uma ameaça às florestas das quais dependem para a caça e medicamentos. A central da Plug Power produziria 74 toneladas de hidrogénio por dia e poderia ajudar New York a cumprir metas ambiciosas de eliminação progressiva dos combustíveis fósseis. Apesar de ter recebido dezenas de milhões em incentivos fiscais e subsídios estaduais e locais, a empresa admite estar a enfrentar um défice financeiro. Nicholas Kusnetz, ICN.
  • Desde o início deste ano, a Petrobras foi multada pelo IBAMA por infrações que já somam R$ 103 milhões. O valor é mais de 300% superior aos R$ 25 milhões em penalizações pelo órgão ambiental dadas à petrolífera no ano passado. As maiores multas são por derrame de petróleo ou descarte inadequado de resíduos pelas plataformas operadas pela petrolífera, tendo quase todas ocorrido em rios ou no mar. Célia Mello, ClimaInfo.

Sem comentários: