Mito nº 1: Os
veículos eléctricos são piores para o clima do que os carros a gasolina devido
às emissões das centrais eléctricas.
FACTO: Os veículos elétricos normalmente têm uma pegada de carbono menor do que os carros a gasolina, mesmo quando contabilizada a eletricidade utilizada para carregamento. A investigação mostra que um VE é normalmente responsável por níveis mais baixos de gases com efeito de estufa (GEE) do que um carro novo a gasolina médio. Na medida em que mais fontes de energia renováveis, como a eólica e a solar, sejam utilizadas para gerar eletricidade, o total de GEE associados aos VE poderá ser ainda menor.
Mito nº 2: Os
veículos elétricos são piores para o clima do que os carros a gasolina devido à
fabricação de baterias.
FACTO: As emissões de gases com efeito de estufa associadas a um veículo eléctrico ao longo da sua vida útil são normalmente inferiores às de um veículo médio movido a gasolina, mesmo quando contabilizado o fabrico. Alguns estudos mostraram que fabricar um VE típico pode criar mais poluição de carbono do que fabricar um carro a gasolina. Isto deve-se à energia adicional necessária para fabricar a bateria de um VE. Ainda assim, ao longo da vida útil do veículo, o total de emissões de GEE associadas à fabricação, carregamento e condução de um VE é normalmente menor do que o total de GEE associado a um carro a gasolina. Isto porque os VE têm zero emissões de escape e são normalmente responsáveis por um número significativamente menor de GEE durante o funcionamento (ver Mito 1 acima).
Mito nº 3: O
aumento da entrada de veículos elétricos no mercado causará o colapso da rede
elétrica dos EUA.
FACTO: Os veículos eléctricos têm estratégias de carregamento que podem evitar a sobrecarga da rede e, em alguns casos, apoiar a fiabilidade da rede. É verdade que o número crescente de veículos eléctricos (VE) na estrada levará a um aumento da procura de eletricidade. No entanto, o impacto que isso terá na rede dependerá de vários factores, tais como o nível de potência e a hora do dia em que os veículos são carregados, e o potencial de carregamento do veículo para a rede, entre outros. A investigação indica que haverá capacidade suficiente para cobrir os VE que entrarão no mercado nos próximos anos. E mais adiante, quando as energias renováveis constituírem uma parte maior da nossa energia mix em muitas regiões, a mudança para mais carregamento diurno (quando algumas energias renováveis, como a solar, geram energia) com alguma capacidade de armazenamento de energia deve permitir que a rede lide com aumentos no carregamento de VE. Por outro lado, ocarregamento do veículo para a rede (V2G) permite que os EVs atuem como uma fonte de energia que pode ajudar na confiabilidade da rede, empurrando a energia de volta para a rede a partir de uma bateria EV. Isto é feito permitindo que os VE sejam carregados quando a procura de eletricidade é baixa e recorrendo a eles quando a procura é elevada. A longo prazo, a maior procura de eletricidade resultante do crescimento dos VE poderá conduzir à necessidade de atualizações nas infra-estruturas de transmissão e distribuição.
Mito nº 4: Não
há onde cobrar.
FACTO: Os veículos elétricos podem ser conectados ao mesmo tipo de tomada que a sua torradeira! Quando precisar recarregar enquanto estiver na estrada, você encontrará mais de 51.000 estações nos EUA disponíveis ao público. Muitas pessoas podem atender às suas necessidades de direção conectando-se apenas em casa. A maioria dos EVs pode ser carregada com uma tomada padrão de 120 Volts. Para carregar o veículo mais rapidamente, você pode instalar uma tomada ou sistema de carregamento dedicado de 240 Volts. E para quem mora em apartamentos ou condomínios, as estações de carregamento de veículos elétricos estão-se tornando uma comodidade mais comum em edifícios. O acesso ao carregamento de VE aumentará significativamente nos próximos anos como resultado de iniciativas governamentais implementadas como parte da Lei Bipartidária de Infraestruturas, incluindo um investimento de até 7,5 mil milhões de dólares para construir uma rede nacional de carregadores de veículos elétricos ao longo das autoestradas, e nas comunidades e bairros. Em fevereiro de 2023, a Casa Branca anunciou grandes progressos em direção a uma rede nacional de carregadores de veículos elétricos fabricada na América.
Mito nº 5: Os
veículos elétricos não têm autonomia suficiente para atender às exigências
diárias de viagem.
FACTO: A autonomia dos veículos elétricos é mais que suficiente para o uso diário típico nos EUA. Os VE têm autonomia suficiente para cobrir as viagens diárias de um agregado familiar típico, que é de aproximadamente 80 quilómetros em média por dia.7 A maioria dos agregados familiares (cerca de 85%) viaja menos de 160 quilómetros num dia normal. A maioria dos modelos de veículos elétricos percorre mais de 320 quilômetros com uma bateria totalmente carregada, com quase todos os novos modelos viajando mais de 160 quilômetros com uma única carga. E as montadoras anunciaram planos para lançar ainda mais modelos de longo alcance nos próximos anos.
Mito nº 6: Os veículos elétricos só vêm como berlinas.
FACTO: Os veículos elétricos agora vêm em uma variedade de formatos e tamanhos. EVs e PHEVs estão agora disponíveis em muitas classes de veículos, indo para além dos modelos pequenos sedãs/compactos. Há atualmente mais de 50 modelos PHEV e EV no mercado. Mais modelos serão lançados nos próximos anos.
Mito nº 7: Os veículos elétricos não são tão seguros como
os veículos a gasolina.
FACTO: Os veículos eléctricos devem cumprir os mesmos padrões de segurança que os veículos convencionais. Todos os carros leves e camiões vendidos nos Estados Unidos devem atender aos Padrões Federais de Segurança de Veículos Motorizados. Para cumprir estas normas, os veículos devem passar por um processo de testes extenso e estabelecido há muito tempo, independentemente de o veículo funcionar com gasolina ou eletricidade. Separadamente, as baterias EV devem atender aos seus próprios padrões de teste. Além disso, os VEs são projetados com recursos de segurança adicionais que desligam o sistema elétrico quando detetam uma colisão ou curto-circuito.
EPA.
Sem comentários:
Enviar um comentário