sexta-feira, 13 de outubro de 2023

Bico calado

  • Há 106 anos – em Novembro de 1917 – os britânicos assinaram a Declaração Balfour, que lançou as bases de Israel. Nela se estipulava: “Nada será feito que possa discriminar os direitos civis e religiosos das comunidades não judaicas existentes na Palestina.” Infelizmente, foi exatamente isso que aconteceu. Limpeza étnica de árabes, regime de apartheid, privação de direitos humanos, assassinato em massa de palestinos, etc. Via S.L. Kanthan.

À esquerda: David Ben Zion num vídeo de um local de construção de um colonato; À direita: David Ben Zion horas depois de ter dito ao i24 que as IDF tinham encontrado bebés decapitados pelo Hamas.

  • Foi identificada uma fonte chave da alegação duvidosa de que militantes palestinos decapitaram bebés israelitas. Trata-se de David Ben Zion, um soldado israelita e líder colono extremista que incitou tumultos violentos ao pedir a “eliminação” dos palestinos no início deste ano. MAX BLUMENTHAL e ALEXANDER RUBINSTEIN, The Grayzone.
  • Os media norte-americanos e internacionais repetem afirmações infundadas de que os combatentes palestinos “decapitaram” bebés. Estas afirmações não verificadas não são apenas jornalismo desleixado – estão a ser usadas para justificar um massacre. DAVE REED, Mondoweiss.
  • Israelitas zombam dos moradores de Gaza sem água e eletricidade. Video clip aqui.
  • O massacre promovido por Israel em Gaza só acontece devido aos seguintes fatores: apoio dos EUA, inoperância da ONU e silêncio e até cumplicidade dos líderes árabes e da Autoridade Palestina. Carlos Latuff.
  • Jornalistas questionam o Departamento de Estado sobre os “crimes de guerra” e a “retórica genocida” israelitas. Fonte.
  • Grupo de lóbi pró-Israel, Conservative Friends of Israel, pagou para que James Cleverly e Suella Braverman, secretários de Relações Exteriores e do Interior do Reino Unido, fossem a Israel três meses depois de terem sido eleitos para o parlamento. MATT KENNARD, Declassified UK.
  • O dia 25 de Novembro de 1975 foi um dia bonito? Pedro Tadeu, DN 11out2023.
  • A cidade de Nevada, Califórnia, foi multada em US$ 85 mil por ocultar ilegalmente documentos eleitorais de 2020. The Gateway Pundit.
  • A Trafficking Inc., do ICIJ, descobriu redes de tráfico de mão-de-obra em todo o mundo, que amarram trabalhadores em empregos cansativos com salários baixos ou sem remuneração, através de dívidas paralisantes e outras formas de coerção. Os últimos capítulos da investigação expõem como algumas das marcas mais reconhecidas do mundo — incluindo McDonald’s, Amazon, Chuck E. Cheese e InterContinental Hotels Group— podem ser cúmplices de abusos laborais nos seus negócios um pouco por todo o mundo. Katie McQue and Pramod Acharya, ICIJ.

Sem comentários: