Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

terça-feira, 12 de setembro de 2023

Reflexão - Mini painéis solares plug-in: valem a pena?

Os sistemas solares de varanda estão a popularizar-se em todo o mundo. A geração de eletricidade pode economizar dinheiro e fazer com que as pessoas se interessem por energia limpa, dizem os especialistas. Mas será que os sistemas compensam para todos?

Os moradores podem produzir eletricidade solar com um a três módulos fotovoltaicos pendurados em varandas ou paredes, ou instalados num terraço, telhado ou jardim. Os dispositivos não requerem instalação por um comerciante. A corrente contínua do módulo solar é conduzida para uma pequena caixa onde é convertida em corrente alterna padrão da rede por um inversor. A unidade pode então ser simplesmente ligada a uma vulgar tomada de parede.

Os módulos solares produzem mais eletricidade sob luz solar direta, razão pela qual são especialmente produtivos em regiões ensolaradas e na primavera e no verão. Por exemplo, na Alemanha, um módulo de 400 watts instalado numa fachada ou varanda voltada a sul, perpendicular aos raios solares, gera em média cerca de 260 kWh de eletricidade por ano. Um módulo voltado para leste ou oeste ainda pode gerar cerca de 190 kWh anualmente.

Um módulo solar plug-in cobrirá apenas parte da procura de energia nos países industrializados onde o consumo de electricidade per capita é relativamente elevado. Uma família de 4 pessoas na Alemanha consome em média cerca de 4.000 kWh anualmente, e uma única pessoa consome cerca de 1.500 kWh. Na primavera e no verão, um módulo de 400 watts voltado para o sul com um ângulo de inclinação ideal pode gerar até 320 watts em média, metade quando está ligeiramente nublado e apenas cerca de 50 watts quando está muito nublado. No outono e no inverno, os minissistemas geram 160 watts quando o sol brilha e apenas 20 watts quando está muito nublado.

Os sistemas solares plug-in com um a três painéis custam entre 400 e 1.200 euros nas lojas online alemãs. Com os preços da eletricidade atualmente à volta de 30 a 50 cêntimos o kWh, os painéis pagar-se-ão em 6 a 9 anos, diz Thomas Seltmann, da Associação Alemã da Indústria Solar, que representa os interesses de cerca de 1.000 empresas solares. Depois disso, a eletricidade gerada pelo módulo é gratuita – e assim será por pelo menos mais dez anos. Os painéis solares hoje duram em média mais de 25 anos, enquanto os inversores funcionam até 15 anos.

Gero Rueter, DW.

 

Sem comentários: