- 10 países da UE reduziram o número de bombeiros apesar do agravamento da crise climática. A Eslováquia registou o maior corte percentual (30%), seguida pela Bulgária (22%), Portugal (21%) e Bélgica (19%). Euronews.
- “Em Maui, os campos de golfe brilham em verde esmeralda, os hotéis conseguem encher as suas piscinas e as companhias armazenam água para vender a propriedades de luxo. Porém, na hora de combater os incêndios, algumas mangueiras secaram. Porquê? O motivo é a longa batalha pelo recurso natural mais precioso do oeste de Maui: a água... É uma situação que deixou muitas famílias nativas sem acesso às linhas de água do condado (o que também significa que não há bocas de incêndio), bem como estradas pavimentadas para escapar aos incêndios que cada vez mais ameaçam suas casas e vidas”. Naomi Klein e Prof Kapua’ala Sproat, The Guardian.
- Nos EUA, os 10% mais ricos são responsáveis por 40% das emissões do país, conclui um estudo publicado pela PLOS Climate, baseado em dados colhidos entre 1990 e 2019.
- O glifosato exibe cinco das dez principais caraterísticas de substâncias químicas causadoras de cancro, garante novo estudo publicado na Chemosphere. Via Beyong Pesticides.
Sem comentários:
Enviar um comentário