sábado, 8 de julho de 2023

Reflexão – “Não queremos que as coisas sejam perturbadas, mas, ao mesmo tempo, vão ser perturbadas pelas alterações climáticas”

Ativistas do Just Stop Oil cumpriram a sua ameaça de perturbar Wimbledon e invadiram o Court 18 no terceiro dia do Campeonato. Duas pessoas espalharam fita adesiva cor de laranja no court pouco depois do início do jogo entre Grigor Dimitrov e Sho Shimabokuro. A fita adesiva foi introduzida no court num puzzle de 1000 peças do Centre Court.

Gary Lineker afirmou que a causa da Just Stop Oil é "provavelmente mais importante" do que perturbar eventos desportivos. O apresentador do programa Match of the Day da BBC expressou a sua simpatia pelos ativistas enquanto apresentava um painel especial sobre o ambiente em Wimbledon, um dia depois de os manifestantes terem interrompido o jogo por duas vezes ao invadirem o campo e atirarem um puzzle para a relva.

"O protesto perturbador é o único que tem publicidade", disse Lineker, que foi suspenso de forma controversa no início deste ano pela BBC depois de ter criticado a política de imigração do governo britânico. Também compreendo porque é que as pessoas ficam tão chateadas com isso, particularmente no desporto. Penso que o mais importante é provavelmente a nossa existência no futuro e não uma ligeira perturbação dos eventos desportivos ou de outras coisas. Não queremos que as coisas sejam perturbadas, mas, ao mesmo tempo, vão ser perturbadas pelas alterações climáticas. Pelo que vi... deitar um pouco de tinta num pedaço de vidro onde há uma pintura por trás, atirar puzzles e confettis não vai fazer mal a ninguém".

Os activistas da Just Stop Oil também invadiram o Grande Prémio de Fórmula 1 britânico, o Ashes, o Campeonato de Rugby e o Campeonato Mundial de Snooker durante o ano passado e ameaçam provocar mais caos se as suas exigências ambientais não forem satisfeitas. 

Jeremy Wilson, The Telegraph.

Sem comentários: