quarta-feira, 19 de julho de 2023

Indústria energética dominante usa ativistas de baleias no combate às eólicas offshore

  • A indústria energética dominante usa ativistas de baleias para ajudar na estratégia contra os parques eólicos. Esses ativistas alegam que as centrais eólicas offshore põem em perigo os cetáceos. A narrativa anti-eólica ganhou força com o aumento do número de baleias que deram à costa nas praias nos últimos anos. Os peritos na matéria garantem que as centrais eólicas offshore não têm nada a ver com esta onda de mortes de baleias, que a sua morte é provocada pela escassez de recursos alimentares agudizada pelo aumento da temperatura da água do mar. Esta campanha anti eólica tem contado com o apoio de laboratórios de ideias financiados por adversários da transição energética. Shanti Escalante-De Mattei, The Guardian.
  • O consumo de gasolina na Nigéria diminuiu cerca de 35% depois de o Presidente Bola Tinubu ter suprimido os subsídios aos combustíveis. Ed Reed, Energy Voice.
  • A Florida quer começar a recolher montanhas de resíduos da extração de fosfatos para as utilizar na construção de estradas. O problema: é ligeiramente radioativo e os grupos ambientalistas dizem que representa um risco para a saúde. NPR.

Sem comentários: