quarta-feira, 26 de julho de 2023

Espanha: A Iberdrola produz mais eletricidade com o nuclear e o gás do que com as energias renováveis

  • As centrais de ciclo combinado da Iberdrola (que queimam gás natural para produzir eletricidade), as suas centrais de co-geração (instalações que também utilizam combustíveis fósseis para produzir energia térmica e eletricidade) e as centrais nucleares espanholas da empresa presidida por José Ignacio Sánchez Galán produziram mais eletricidade no primeiro semestre de 2023 do que todos os parques eólicos e solares e todas as barragens hidroeléctricas que a empresa tem em Espanha.  Antonio Barrero F., Energías Renovables.
  • Josh Tibbetts, investigador na Universidade de Bath, diz ter conseguido produzir analgésicos a partir de plantas e que não são precisos derivados de combustíveis fósseis para produzir o Paracetamor e o ibrufene. A terebintina pode ser fabricada a partir da resina dos pinheiros ou da casca dos citrinos. Contém vários químicos chamados terpenos que têm uma estrutura semelhante aos químicos do petróleo bruto, incluindo o beta-pineno. Tibbetts e os seus colegas utilizaram com sucesso o beta-pineno para produzir paracetamol e ibuprofeno em laboratório sem utilizar combustíveis fósseis. O seu produto é quimicamente idêntico aos analgésicos comerciais. O beta-pineno também pode ser utilizado para produzir outros produtos farmacêuticos comuns, acrescenta Tibbetts. Um dos principais componentes que a sua equipa conseguiu extrair é a 4-hidroxi-acetofenona (4-HAP), um precursor do paracetamol e de vários outros medicamentos, incluindo o salbutamol, que é utilizado nos inaladores para a asma. Tibbetts diz não ter recebido qualquer interesse de empresas farmacêuticas sobre a sua investigação. Suspeita que isso se deve ao facto de os analgésicos comuns serem tão baratos de produzir atualmente que há pouco incentivo para as empresas investirem em novos métodos de fabrico. New Scientist.
  • Autoridades mexicanas detêm comunidade inteira por proteger a água. A comunidade Escolásticas no estado de Querétaro, no México, tem sido sujeita a uma repressão policial extrema, com 11 pessoas inicialmente detidas em junho e três ainda detidas. Em 2022, o estado de Querétaro juntou-se à cidade de Puebla na privatização da água, violando a constituição mexicana. Numa altura em que o México se debate com o aumento das secas e da escassez de água, as empresas multinacionais e locais tentam aceder à água para a vender diretamente ou para a utilizar na produção de automóveis, vestuário e refrigerantes, entre outras indústrias, à custa dos residentes e dos pequenos agricultores. Em Escolásticas, as empresas têm estado a operar em conluio com as forças de segurança pública e os paramilitares para intimidar os habitantes locais. Tamara Pearson, Green Left.
  • Foi encontrado césio radioativo 180 vezes superior ao máximo legal em peixes capturados no porto da central nuclear de Fukushima Daiichi, Japão, revelando que a tripla fusão ocorrida em março de 2011 continua a ter impacto no ecossistema local. The Mainichi.

Sem comentários: