- A Agência Nacional de Segurança Alimentar francesa (Anses) emitiu um aviso sobre o ressurgimento de uma microalga tóxica na costa basca. Proliferando quando a água ultrapassa os 20°C, a Ostreopsis pode provocar sintomas gripais, irritações cutâneas e perturbações gástricas quando inalada através de salpicos marinhos. A proliferação de microalgas Ostreopsis causou quase 900 casos de envenenamento na costa basca desde 2021.
- O Governo francês vai ilegalizar um grupo de protesto contra o clima devido a uma série de manifestações recentes, alegando riscos para a segurança pública. Les Soulèvements de la Terre é um grupo que reúne várias associações de ativistas ambientais em França. É visto como líder de uma nova forma de ação climática mais radical na Europa, com ações diretas de grande visibilidade, muitas vezes dirigidas contra grandes interesses empresariais, projetos estatais e agricultura em grande escala. O grupo participou numa manifestação sobre um controverso projeto de irrigação em Sainte-Soline, no oeste de França, em março, que descambou em confrontos ferozes com a polícia. Os manifestantes protestavam contra um reservatório gigante para armazenar água bombeada do lençol freático subterrâneo, afirmando que iria prejudicar os pequenos agricultores e o ecossistema, beneficiando sobretudo os grupos agrícolas industriais. Este mês, Les Soulèvements de la Terre liderou protestos contra uma pedreira de areia no oeste de França, onde os manifestantes destruíram campos e equipamento numa quinta. O grupo foi também um dos vários organizadores de uma manifestação proibida no fim de semana contra uma nova ligação ferroviária entre Lyon e Turim. AFP/The Guardian.
- Ativistas nórdicos da Greenpeace bloquearam durante 15 horas o navio que transportava efluentes de petróleo da Equinor da Noruega para a Dinamarca. Fonte.
- Dez mil tubarões mortos, dos quais 5.600 anequins (Isurus oxyrinchus), espécie recentemente incluída na lista dos animais ameaçados de extinção. Essa é a estimativa do IBAMA após apreender 28,7 toneladas de barbatanas numa megaoperação feita no país. Segundo a agência ambiental brasileira, é a maior apreensão de barbatanas já feita em todo o mundo. As barbatanas tinham como destino a Ásia, onde são usadas na culinária e também são símbolo de estatuto social. Célia Mello, ClimaInfo.
- A companhia petrolífera nacional da Argentina começou a encher um gasoduto fundamental no dia da bandeira nacional do país, acelerando a conclusão do projeto a tempo de o apresentar como um empreendimento patriótico. Numa altura em que o país se prepara para a época eleitoral, todos os principais candidatos e até alguns jovens ambientalistas apoiam a construção deste gasoduto. Os opositores dos combustíveis fósseis foram vilipendiados, com a empresa petrolífera estatal YPF a contratar uma consultora que os aconselhou a ridicularizar os ambientalistas que se opunham à perfuração de petróleo no mar, bem como a associar o projeto a opiniões "nacionalistas". Julian Reingold, CCN.
Sem comentários:
Enviar um comentário