Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

quarta-feira, 14 de junho de 2023

Bico calado

  • O The Kiev Independent recebeu um prémio especial de jornalismo 2023. Ocasião para recordar os pontos principais da investigação que Alan Macleod lhe fez em abril de 2022: foi criado com um subsídio de seis dígitos do governo canadiano, canalizado através do Fundo Europeu para a Democracia; quase todos os seus principais funcionários foram financiados ou treinados pela organização apêndice da CIA, o National Endowment for Democracy (NED); "Sem [o NED] não seríamos nada", escreveu o atual diretor executivo do Kyiv Independent no Facebook em 2015; alguns deles trabalharam para a NATO ou para a Embaixada dos EUA antes de entrarem para o Kyiv Independent; o redator principal do Kyiv Independent descreveu-se, em várias ocasiões, como membro do Batalhão Azov.
  • PCP propôs na abertura dos trabalhos da sessão plenária do Parlamento Europeu um debate sobre a situação de Assange e o risco iminente de extradição. PS, PSD e CDS votaram contra. Fonte.
  • Um funcionário israelita foi apanhado pelas câmaras a urinar em público no local onde cinco cidadãos palestinianos foram abatidos. Chanamel Dorfman, o chefe de gabinete do Ministro da Segurança Nacional, Itamar Ben-Gvir, estava acompanhado por pessoal de segurança israelita quando chegou ao local dos assassínios, na cidade de Nazaré, no norte de Israel. Na presença de muitos agentes da polícia e de residentes locais, o alto funcionário urinou em público. MEM. Video aqui.
  • A Câmara de Sever do Vouga pretende ver realizadas ações de abate ou afugentamento de javalis, face às queixas de destruição de culturas. Pata tal criou um circuito para comunicar as queixas da população ao Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e às Zonas de Caça Municipais, com vista ao abate ou afastamento dos javalis. “Os danos provocados por javalis no concelho de Sever do Vouga mostram uma situação preocupante, levando a Câmara Municipal a promover a colaboração interassociativa de forma a minimizar esta problemática”, explica a autarquia. Nas ações já efetuadas desde o início do ano, foi registado um total de abates muito próximo dos 30 exemplares, através de montarias e esperas efetuadas. Lusa/Agroportal.
  • Portugal enviou hoje uma força conjunta composta por 140 operacionais para ajudar a combater os incêndios florestais no Canadá. Lusa/Agroportal.

  • "A 16 de Setembro de 1950, o Primeiro-Ministro britânico Clement Attlee enviou ao Primeiro-Ministro Menzies um telegrama ultra-secreto pedindo autorização para testar armas nucleares britânicas na Austrália. Segundo James McClelland, o juiz australiano que presidiu à Comissão Real de Inquérito sobre os efeitos dos testes, "Attlee perguntou a Menzies se este lhe podia emprestar o seu país para os testes atómicos. Menzies não consultou ninguém do seu governo. Simplesmente disse que sim. Com tudo o que vinha dos britânicos era pedir e receber, como se fossem os ungidos de Deus". Menzies levou apenas três dias para responder. Não foi apenas o seu Governo que ficou sem saber do seu importante compromisso; o povo australiano nada soube da decisão durante dezoito meses. Em 19 de Fevereiro de 1952, foi-lhes dito, num anúncio de um parágrafo, que 'uma arma atómica' seria testada na Austrália 'em condições que garantirão que não haverá perigo para a saúde das pessoas ou dos animais'." John Pilger, A secret country (1989) – Vintage 1992, pp 168-169.

Sem comentários: