domingo, 14 de maio de 2023

Ativistas climáticos bloqueiam gás do Porto de Sines

  • Mais de 150 ativistas da Plataforma Parar o Gás bloquearam as duas entradas do terminal de gás natural liquefeito da infraestrutura, reivindicando o fim do uso de gás fóssil para produzir eletricidade até 2025. Os ativistas dizem que a empresa anunciou um investimento de quase 900 milhões de euros para infraestrutura fóssil nos próximos dez anos e que isso é um “percurso suicida para o caos climático” que é urgente travar. Acusam ainda os governos de desistirem de travar a crise climática, ao mesmo tempo que garantem que o movimento pela justiça climática não desistiu nem vai desistir. Esquerda.
  • Consulta pública até 12 de junho: MJACAR-COMERCIO AUTOMOVEIS E PEÇAS LDA - Branca, Albergaria-A-Velha. Licenciamento de Operações de Tratamento de Resíduos -  Despoluição e Desmantelamento de Veículos em Fim de Vida
  • Nos últimos 50 anos, 60% dos 300 lagos naturais da Turquia secaram. Nos confins do Curdistão turco, o lago Van não é exceção. Situado a 1.640 metros de altitude, é o maior da Turquia e o maior lago alcalino do mundo. Esta extensão de água de mais de 3.700 km² é sagrada para os povos da Ásia Ocidental, que a consideram um mar. Os castelos da antiga civilização Urartu bordejam o lago e testemunham o seu passado. Foram cobertos pela água ao longo dos séculos, mas à medida que o nível da água baixou, reapareceram. "Este é um acontecimento cíclico, que ocorre a cada mil anos", diz Rafet Çavuşoğlu, professor de arqueologia na Universidade Yüzüncü Yıl, em Van. O lago Van é um ponto de paragem para milhares de aves migratórias que voam para a Índia e a Arábia Saudita. "Quando uma espécie é ameaçada, todo o ecossistema está em risco", diz Loğman Aslan. No pequeno casulo instalado no centro da universidade, o veterinário recupera os animais feridos. "O meu trabalho é tratá-los antes de lhes devolver a liberdade quando estiverem prontos para regressar ao seu habitat natural". "Nenhum partido político dá prioridade à ecologia", afirma Ali Kalçık, director da ONG ambiental Çev-Der, sediada em Van. Ali Kalçık pagou um preço elevado pela sua posição. Foram-lhe aplicadas quatro multas administrativas por ter criticado na imprensa a falta de ação da cidade de Van em relação à crise climática. "O nosso lago é sagrado, está a secar e não se tomam medidas para o combater", lamenta o ativista. Itzel Marie Diaz e Paul Lemaire, Reporterre.
  • Os vapores descartáveis estão na origem de um aumento dramático de incêndios em instalações de reciclagem no último ano. As empresas de reciclagem estão agora a lidar com tantas vaporizações que têm dificuldade em segurar as suas instalações. Algumas usam inteligência artificial para detetar os vaporizadores e as suas baterias de iões de lítio, bem como a instalar câmaras de imagem térmica e jatos de espuma automáticos. James Tapper, The Guardian.

Sem comentários: