sexta-feira, 10 de março de 2023

Filipinas: naufrágio de petroleiro provoca maré negra na Ilha de Mindoro

  • O naufrágio do petroleiro MT Princess Empress ao largo da costa da ilha de Mindoro, nas Filipinas, no mês passado, lançou a área num estado de emergência, perturbando o ambiente marinho, as empresas e mais de 15.000 pescadores. The Guardian.
  • Grande fenda descoberta em central nuclear complica ainda mais a situação da EDF em França. Ao contrário das microfissuras detetadas noutros reatores, o defeito encontrado na central de Penly (Seine-Maritime, no Norte de França) é descrito como particularmente significativo. Adrien Pécout e Perrine Mouterde, Le Monde.
  • Mais de 230 residentes em Stoke-on-Trent vão lançar um processo de ação coletiva contra a câmara municipal alegando que foram "mal vendidos" contratos de energia solar de 25 anos que deixaram alguns com painéis defeituosos e faturas inesperadas. Os inquilinos da câmara municipal disseram que se sentem "enganados". após terem assinado os contratos sem se aperceberem. O Sistema Comunitário de Energia (CES) foi lançado em 2018 pela Câmara Municipal em conjunto com a Solarplicity Energy, que enviou pessoal de porta em porta para encorajar os residentes a subscreverem o sistema de painéis solares. Os inquilinos assinaram contratos no local com uma assinatura num iPad, mas muitos residentes dizem que pensavam estar apenas a concordar em que a sua casa fosse avaliada quanto à sua adequação para a instalação de painéis solares. Jessica Murray, The Guardian.
  • O Maine tem um excedente de resíduos humanos, que está a ser enviado para New Brunswick. A Casella Waste Systems confirmou que está a enviar mais lodo do seu grande aterro a norte de Bangor através da fronteira e para esta província. Uma lei que entrou em vigor em 8 de fevereiro proíbe o uso do lodo para a produção agrícola no Maine.  É uma resposta às preocupações de que o lodo contém os chamados "produtos químicos para sempre" conhecidos como PFAS, que são considerados um risco para a saúde humana. Outro problema é uma recente proibição estatal de importação de grandes resíduos volumosos que Casella poderia misturar com a lama para os enterrar.  As duas proibições deixam Casella com demasiada lama para manusear no seu aterro sanitário de Old Town, a norte de Bangor. O aterro recebe lodo de cerca de três dúzias de estações de tratamento de águas residuais locais. Casella enviava lodo para o Quebeque para uso agrícola, mas essa província impôs uma moratória, com base nas mesmas preocupações sobre o PFAS. Segundo a Agência de Proteção Ambiental dos EUA, a exposição a certos níveis de PFAS, ou substâncias perfluoroalquílicas e polifluoroalquílicas, provoca alguns cancros, diminuição da fertilidade, baixos pesos de nascimento e outros efeitos. Os PFAS são produtos químicos utilizados para fazer revestimentos que resistem ao calor, óleo e água e podem ser encontrados em adesivos, embalagens e superfícies de cozedura antiaderentes, entre outros. Não se decompõem e podem acumular-se. CBC.

  • Cultivar sem lavrar, utilizar flores em vez de pesticidas e poupar mão-de-obra e agroquímicos, sequestra carbono e criar vida. É a chamada agricultura regenerativa e pode mudar o mundo.

Sem comentários: