Portugal processado por incumprir medidas de prevenção e controlo da propagação de espécies exóticas invasoras
- A Comissão Europeia decidiu avançar com uma ação contra Portugal junto do Tribunal de Justiça da UE devido à deficiente aplicação de medidas de prevenção e gestão da introdução e propagação de espécies exóticas invasoras. Em causa está o incumprimento das medidas de defesa da biodiversidade face às espécies invasoras incluídas numa lista da União Europeia. Portugal e cinco outros Estados-membros (Bulgária, Irlanda, Grécia, Itália, Letónia) não estabeleceram, não aplicaram nem comunicaram à Comissão um plano de ação (ou um conjunto de planos de ação) para abordar as vias mais importantes de introdução e propagação de espécies exóticas invasoras que suscitam preocupação na UE. Lusa/Agroportal.
- Graham Stuart, ministro britânico do Clima, recebeu £12.000 de um distribuidor de combustível e consultor de aviação para a sua campanha eleitoral. Em 2019, Stuart recebeu um donativo de £10.000 da JR Rix & Sons, uma empresa baseada em Hull, envolvida na distribuição e venda de combustível, incluindo óleo para aquecimento, gasóleo e gasolina. Também recebeu uma doação de £2.000 da Bostonair, uma consultora de aviação com sede em Hull. A revelação chega pouco depois de Stuart ter dito ao grupo parlamentar para o ambiente de todos os partidos que apoiava firmemente uma nova mina de carvão em Cumbria e apoiava a última ronda de licenciamento de petróleo e gás. Jamie Grierson, The Guardian.
- Liz Leffman, a presidente da Câmara Municipal de Oxfordshire, publicou um vídeo expressando enorme desilusão com a desinformação em torno dos planos de combate ao congestionamento do tráfego em Oxford através da prioridade dada aos ciclistas e autocarros nas ruas centrais da cidade. Tudo porque muita desinformação foi veiculada pelo Daily Telegraph e pelo Daily Mail. O primeiro comparou o projecto ao Muro de Berlim, apoiando a assinatura de petições e sugerindo protestos contra a Câmara. O segundo cobriu as propostas incendiando emoções através da opinião de que os zelotas ambientalistas tinham desencadeado uma violenta guerra civil entre automobilistas e moradores. No vídeo, a presidente da Câmara sublinha que "estas teorias da conspiração estão a causar danos no mundo real e precisam de parar".
- O Tribunal de Contas dos Países Baixos instou o governo a ser mais transparente em relação aos gastos com o clima. O governo planeia gastar quase 6,8 mil milhões de euros em medidas climáticas este ano, um montante que poderá duplicar se o parlamento aprovar um novo fundo climático de aproximadamente 35 mil milhões de euros. No entanto, não há uma visão clara de como estes fundos serão utilizados e os ministros têm ideias diferentes. Por exemplo, o Ministro das Finanças Sigrid Kaag escreveu no Memorando Orçamental de 2022 que ligar parques eólicos offshore custaria menos 150 milhões de euros do que o que o Ministro dos Assuntos Económicos Micky Adriaansens escreveu na sua visão geral. Num outro exemplo, o Ministério da Agricultura escreveu que a limpeza das suiniculturas entre 2020-2027 custaria 44 milhões de euros, enquanto o seu orçamento afirma que isso custaria 259 milhões de euros. Sofia Stuart Leeson, EurActiv.
- O Azerbaijão avançou com um processo legal contra a Arménia por alegadamente ter destruído o seu ambiente e biodiversidade durante quase três décadas de ocupação da disputada região de Nagorno-Karabakh. Isabella Kaminski, The Guardian.
Sem comentários:
Enviar um comentário