terça-feira, 10 de janeiro de 2023

Bico calado

  • A 4 de Junho de 2020, o bilionário Guo Wengui (Miles Guo), agora a operar a partir de Nova Iorque, criou uma organização chamada 'The New Federal State of China', dedicada inteiramente ao derrube do governo chinês. Quando este projeto foi revelado, Steve Bannon e Guo estavam lado a lado no iate de 28 milhões de dólares do milionário asiático no porto de Nova Iorque, com a Estátua da Liberdade em pano de fundo e aviões com bandeiras a anunciar o novo Estado Federal da China a voar por cima. Depois de escapar à prisão na China em 2014, Guo associou-se a Steve Bannon, financiando a sua emissão na Sala de Guerra, e foi co-fundador de várias plataformas e fundações de media, como GTV, Gnews, a Fundação para o Estado de Direito e a Sociedade do Estado de Direito.
  • «Nunca as duas maiorias absolutas de Cavaco ou a de Sócrates tiveram uma tão feroz perseguição mediática, que leva a reboque os partidos e faz o PR menosprezar a CRP e a decência a que o cargo o obriga. O PR, ao dizer que dará mais tempo ao Governo ou que irá escrutiná-lo, não está apenas a substituir-se aos partidos, imprensa e opinião pública, mas a fragilizar a democracia, o que não o dignifica e o responsabiliza pela provável ingovernabilidade futura do País. O Governo não responde perante o PR, responde apenas perante a AR.»  Carlos Esperança.
  • «Para um projecto de livro que propus há dois anos à editora Random House sobre o último ano antes do 25 de Abril de 1974 estive na hemeroteca a folhear e a ler centenas de jornais. Entre eles, todos os números do Expresso do ano de 1973. Desta pesquisa retive a estratégia de construção que se repetia número após número. Na retrospectiva, depois de ler os primeiros doze meses do Expresso num curto espaço de tempo, torna-se óbvia a construção meticulosa da figura política de Sá Carneiro. O processo, acompanhado em 'fast forward', é descarado: Sá Carneiro escreve artigos de opinião no Expresso, ele é citado nas primeiras páginas, analisado em artigos de colunistas, destacado nas notícias sobre reuniões e encontros políticos e ainda consegue aparecer nas colunas sobre a vida social. Edição após edição. Parafraseando Emídio Rangel, fundador da TSF e antigo director da SIC, vender um sabonete ou um político obedece às mesmas regras: o que vês e ouves mais vezes, é aquilo que compras, é aquilo em que votas. O mesmo sistema, no Expresso e nos outros grupos de comunicação social, mantém-se até hoje. Assim se construíram, num árduo trabalho de montagem e com crescente eficácia, personagens como Sócrates, Santana, Marcelo, Costa ou Ventura.» Miguel Szymanski, 50 anos de Expresso: políticos e sabonetes.

  • Tentativa de golpe de estado no Brasil. Cartoon de Carlos Latuff mostra Steve Bannon com imagem de Bolsonaro no telemóvel. Bolsonaristas usam código “Festa da Selma” para coordenar invasão em Brasília. A Pública.

Sem comentários: