quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

Bico calado

  • "Será Sean Penn uma armadilha de mel de Hollywood para a ‘secreta dos 5 olhos’? Ou será Penn nada mais do que um membro do complexo de culto humanitário de celebridades em ascensão, liderado por estrelas do entretenimento, bilionários e ONGs ativistas?" Max Blumenthal. 
  • O lóbi pró-Israel, Conservative Friends of Israel (CFI), é o maior doador de viagens gratuitas a Israel para os legisladores britânicos. No total, 155 viagens foram financiadas pelo CFI na última década para viagens de charme para promover Israel em Westminster. O grupo homólogo dos Trabalhistas, os Amigos Trabalhistas de Israel, financiou 62 viagens a Israel para deputados na última década, quer total quer em parcialmente. MEM.
  • «Estávamos então a fazer o inquérito às condições de trabalho dos professores, em que 19 mil responderam a 158 questões (uma taxa muito superior a qualquer sondagem realizada em Portugal), a taxa dos que desejavam reformar-se era mais de 80% bem como de exaustão emocional – mais de 70%. (...) Temos dezenas de testemunhos de professores que preferiram sair com menos dinheiro do que continuar a exercer “uma mentira”, em péssimas condições, depois das reformas [Nuno]Crato/Lurdes Rodrigues.» Raquel Varela.

  • «Alguns historiadores negam a ocorrência de qualquer violência ou tortura nas salas de interrogatório de Londres. Porém, as provas históricas sugerem o contrário. As salas de [Robin] Stephens e de [Alexander] Scotland foram alvo de escrutínio quando vários prisioneiros alegaram tortura e outras crueldades. No caso do Camp 020, o Executivo de Segurança tinha escolhido a dedo Harold Dearden como médico chefe do Camp. Ele, trabalhando ao lado do [Tenente-Coronel Robin 'Tin Eye'] Stephens e dos outros interrogadores, concebeu técnicas de tortura que eram conducentes a defesas de negação plausíveis e que incluíam táticas de fome, privação de sono, e ameaças de enforcamento e morte por fuzilamento. Um antigo prisioneiro recordou ter sido tratado por Dearden no Camp 020"não demorou muito até a minha memória começar a deteriorar-se. Certos períodos da minha vida desapareceram completamente da minha mente. . . . [O médico residente] declarou-me claramente que o tratamento se destinava a produzir um estado de 'atrofia mental e loquacidade sem reservas'.» Caroline Elkins, Legacy of Violence – a History of the British Empire. The Bodley Head/Penguin 2022, p 271.

Sem comentários: