Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

sexta-feira, 21 de outubro de 2022

Bico calado

  • O rei Willem-Alexander dos Países Baixos e a sua família real já não deveriam estar isentos do pagamento de impostos, defende a maioria dos deputados. Sofia Stuart Leeson, EurActiv.
  • A Finlândia vai construir uma vedação ao longo de 260 quilómetros da sua fronteira terrestre oriental de 1.300 Kms, na sequência de medidas já tomadas pelos seus vizinhos Noruega e Estónia. A vedação teria um efeito de controlo e direção no caso de um afluxo de pessoas que tentassem entrar na Finlândia. Pekka Vanttinen, EurActiv. Mais um jardim a proteger-se da selva, para usar a metáfora de Borrell.
  • A cimenteira francesa Lafarge confessou-se culpada de pagar milhões de dólares ao g ISIS para manter uma fábrica operacional na Síria, e concordou em pagar cerca de 778 milhões de dólares em penalidades. France24.
  • O Departamento de Justiça dos EUA impôs medidas de segurança a um tribunal de Miami para proteger informações classificadas no caso do assassinato do Presidente do Haiti Jovenel Moïse em 2021. "O governo está praticamente a telegrafar o envolvimento da CIA", disse o antigo chefe das operações da DEA nas Caraíbas. DAVID C ADAMS, Univision News.
  • Silêncio internacional sobre a utilização pela Turquia de armas químicas proibidas contra os curdos. As Forças de Defesa do Povo (HPG), a ala armada do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), divulgaram imagens de vídeo chocantes mostrando a morte dolorosa de dois jovens combatentes pela liberdade que foram recentemente mortos entre 17 pessoas num ataque com armas químicas perpetrado pela Turquia. As forças armadas turcas continuam a utilizar descaradamente armas químicas proibidas na sua guerra contra os curdos no norte do Iraque/do Sul do Curdistão. Peter Boyle, Green Left.
  • Soldados israelitas confiscam a bicicleta de uma criança palestiniana e atiram-na para um contentor de lixo no bairro de Jaber, a sul de Hebron. Fonte.
  • O chefe da política externa da UE Josep Borrell admite que o modelo económico neoliberal do Ocidente "baseou-se na energia barata proveniente da Rússia", "no acesso ao grande mercado chinês", e nos trabalhadores chineses mal pagos.” Video clip.
  • «Os documentos desclassificados dizem-nos primeiro que os diplomatas britânicos ficaram encantados por ver pelas costas o governo de Milton Obote que Amin derrubou. Onze dias antes do golpe de Amin, a 25 de janeiro de 1971, o Alto Comissário britânico em Kampala, Richard Slater, analisou a lista de problemas que Obote estava a causar à Grã-Bretanha, concluindo que as relações anglo-ugandesas estavam em situação "deplorável". O mais evidente destes era as medidas de nacionalização de Obote e a ameaça de retirada da Commonwealth se a Grã-Bretanha relançasse as exportações de armas para a África do Sul do apartheid, como então se propunha fazer». Mark Curtis, Unpeople, Britain’s secret human rights abuses – Vintage 2004, p 246.

Sem comentários: