sexta-feira, 26 de agosto de 2022

Vila Franca de Xira: ação popular para garantir faixa alargada de proteção entre a pedreira da CIMPOR e À-dos-Melros

  • A Câmara de Vila Franca de Xira vai avançar com uma ação popular administrativa no Tribunal Administrativo de Lisboa para garantir uma faixa alargada de proteção entre a pedreira da CIMPOR e a localidade de À-dos-Melros. Os moradores da aldeia de A-dos-Melros, perto de Alverca, queixam-se há dois anos de danos nas suas casas e atribuem o problema à pedreira da cimenteira. Recentemente os habitantes pediram a suspensão preventiva da laboração da pedreira num requerimento enviado à Direcção-Geral de Energia e Geologia. A Cimpor diz que uma licença válida para toda a sua pedreira, obtida nos anos 60, salientando que está a operar no local de acordo com o plano aprovado pelas autoridades ambientais. A empresa refere ainda que a atividade é monitorizada e que são cumpridos todos os limites legais definidos. O Mirante.
  • O preço da energia eólica offshore britânica é nove vezes mais barato do que o do gás. Simon Evans, Carbon Brief.
  • Ativistas ambientais do Just Stop Oil bloquearam três estações de serviço na M25 num segundo dia de acção esta semana, tentando pressionar o governo a pôr fim a novos projetos de petróleo e gás. 20 ativistas foram detidos. Damien Gayle, The Guardian.
  • A Google foi acusada de minimizar o impacto climático dos nossos voos após ter efetuado alterações à sua ferramenta de pesquisa de viagens. No mês passado, a gigante da tecnologia decidiu reduzir os impactos não-CO2 da sua calculadora de voos de carbono - apesar das investigações mostrarem que estas emissões representam dois terços do impacto climático total da aviação. Isto significa que as viagens encontradas através de "Google Flights" parecem ter muito menos impacto no aquecimento global do que antes. Isto é preocupante, pois nove em cada 10 pesquisas online ocorrem através da Google e a ferramenta aparece inevitavelmente próximo do topo dos resultados de pesquisa de voos. Lottie Limb, Euronews.

Sem comentários: